Formação da pessoa e caminho humano
Edith Stein e Martin Buber
Parole chiave:
pessoa, formação humana, Martin Buber, Edith SteinAbstract
O presente artigo apresenta uma comparação entre a elaboração da essencialista Stein e do existencialista Buber apontando especificidades mas também elementos fortemente convergentes, embora traçados por caminhos independentes, a respeito do constituir-se pessoa. Stein identifica a formação propriamente humana e discute o problema de seu princípio formativo na própria pessoa e de sua relação com ambiente cultural. Buber identifica um itinerário de crescimento no sentido de a pessoa atingir a autenticidade e o destino humano. Para Stein, o mundo espiritual que plasma toda a realidade criada se enriquece por meio de sujeitos que contribuem coerentemente com sua própria estrutura pessoal. Para Buber, essa mesma contribuição autêntica, se dirigida ao absoluto a partir de cada condição limitada e circunscrita, possibilita a realização da pessoa de modo que a história cósmica dá mais um passo em relação ao seu sentido de ser.
Downloads
Riferimenti bibliografici
Ales Bello, A. (2000). A fenomenologia do ser humano: traços de uma filosofia no feminino. (A. Angonese, Trad.). Bauru: Edusc. (Publicação original em 1992).
Ales Bello, A. (2003). L ́universo nella coscienza: introduzione alla fenomenologia di Edmund Husserl, Edith Stein, Hedwig Conrad-Martius. Pisa: ETS.
Baccarini, E. (2002). La soggettività dialogica. 2.a ed. Roma: Aracne.
Buber, M. (1998). Il cammino dell’uomo: secondo l’insegnamento chassidico. Prefazione di E. Bianchi (G. Bonola, Trad.). Magnano: Edizioni Qiqajon. (Publicação original em 1948).
Buber, M. (2002). L’eclissi di Dio: considerazioni sul rapporto tra religione e filosofia. (U. Schnabel, Trad.). Firenze-Antella: Passigli Editori. (Publicação original em 1952).
Buber, M. (2004). Eu e Tu. 9 ed. (N.A. Von Zuben, Trad., Introd., Notas). São Paulo: Centauro. (Publicação original em 1923).
Ingarden, R. (1987). Il problema della persona umana: profilo filosofico di Edith Stein. Il nuovo Areopago, 6 (1), 17-40.
Przywara, E. (1956). Edith Stein et Simone Weil: essentialisme, existentialisme, analogie. Les études philosophiques, 11 (3), 458-472.
Przywara, E. (1968). L’umo: antropologia tipologica. (V. Mathieu, Trad.). Milano: Fabbri. (Publicação original em 1958).
Przywara, E. (1995). Analogia entis: metafísica: la struttura originaria e il ritmo cosmico. (P. Volonté, Trad.). Milano: Vita e Pensiero. (Publicação original em 1962).
Ricci-Sindoni, P. (2004). Martin Buber: la freccia e il turcasso. In P. Ricci-Sindoni (Cur.). La sentinella di Seir: intellettuali nel Novecento. (pp. 277-306). Roma: Studium.
Stein, E. (1997). Senso e possibilità di una filosofia cristiana. Em E. Stein. La ricerca della verità: dalla fenomenologia alla filosofia cristiana. 2a. ed. (A. Ales Bello, Org. e Rev. Trad.; L. Vigone, Trad.). (pp. 132-152). Roma: Città Nuova. (Original de 1934-36, publicação póstuma em 1952).
Stein, E. (1999). Sull’idea di formazione. Em E. Stein. La vita come totalità: scritti sull’educazione religiosa. 2a. ed. (T. Franzosi, Trad.). (pp. 21-36). Roma: Città Nuova. (Publicação original em 1930).
Stein, E. (2002). Vida de una familia judía. Em E. Stein. Obras completas. v.I: Escritos autobiográficos y cartas. (J. García Rojo e col., Trad.s). (pp.159-491). Vitoria: Ed. El Carmen; Madrid: Ed. de Espiritualidad; Burgos: Ed. Monte Carmelo. (Originais de 1933 e 1939, publicação póstuma em 1964).
Stein, E. (2003). El intelecto y los intelectuales. Em E. Stein. Obras completas. v.IV: Escritos antropológicos y pedagógicos. (F.J. Sancho e col., Trad.s). (pp. 215-229). Vitoria: Ed. El Carmen; Madrid: Ed. de Espiritualidad; Burgos: Ed. Monte Carmelo. (Publicação original em 1931).
Vanni-Rovighi, S. (1954). La figura e l’opera di Edith Stein. Studium, L (9-10), 554-568.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os trabalhos publicados na revista eletrônica Memorandum: Memória e História em Psicologia são licenciados sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.