A importância da educação e da tradição
lições do jornal religioso Selecta Catholica (1846 – 1847) sobre o cultivo das faculdades da alma e do espírito humano
Parole chiave:
educação, tradição, psicologia filosófica, história da psicologia no BrasilAbstract
Esse artigo discute as idéias sobre educação encontradas no jornal religioso Selecta Catholica (1846 – 1847), pretendendo contribuir para um maior entendimento de modelos educacionais do século XIX. Neste jornal, a educação é entendida como cultivo da inteligência e de virtudes, promovendo uma educação integral que compreende a vigilância sobre os costumes e o cuidado com o adequado desenvolvimento das faculdades da alma. Conclui-se que tal proposta educativa tem seus fundamentos na tradição cristã e em seus saberes, tais como os escritos de São Paulo, as filosofias aristotélico-tomista e agostiniana e os preceitos do Concílio de Trento que culminam na presença de uma concepção de ser humano como pessoa e da educação como percurso evolutivo.
Downloads
Riferimenti bibliografici
Assis, R.M. (1998). Ordem e fineza do amor: uma contribuição à história das idéias psicológicas na cultura luso-brasileira do período colonial Dissertação de Mestrado, Faculdade de Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, São Paulo-SP.
Azevedo, F. (1996). A cultura brasileira.Rio de Janeiro: ed. UFRJ; Brasília: ed. UnB.
Boehner, P.; Gilson, E. (1995). História da filosofia cristã. (R. Vier, Trad.). Petrópolis: Vozes. (Publicação original de 1952).
Cambi, F.(1999). História da pedagogia. (A. Lorencini, Trad.). São Paulo: Editora Unesp. (Publicação original de 1995).
Fliche, A; Martin, V. (1976). Historia de la Iglesia: de los origines a nuestros dias. v. XIX. Valencia: Edicep.
Hourdakis, A (2001). Aristóteles e a educação.São Paulo: Loyola.
Lauand, L.J. (2003). Bom humor e brincar em S. Tomás de Aquino.Retirado em 15/08/2004, do World Wide Web http://www.hottopos.com/4.htm#jean.
Lourenço Filho, M.B. (2002). Introdução ao estudo da escola nova: bases, sistemas e diretrizes da pedagogia contemporânea.14 ed. Rio de Janeiro: EdUERJ; Conselho Federal de Psicologia.
Massimi, M. (1986). A questão mente-corpo nas doutrinas dos primeiros séculos da cultura cristã.Cadernos PUC, 23, 9-24.
Massimi, M. (1999). A discussão sobre a psicologia científica e educação na revista A Ordem, de 1930 a 1940. Cadernos de Psicologia, 9, 69-83.
Massimi, M. (2001). A psicologia dos jesuítas: uma contribuição à História das Idéias Psicológicas. Psicologia: Reflexão e Crítica, 14 (3), 625–633. Retirado em 15/08/2004 da World Wide Web: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010279722001000300018&lng=en&nrm=iso
Massimi, M. (2003). Conceitos de saúde mental na história da psicologia. XXI Encontro Anual Helena Antipoff e II Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia. (pp. 1–20). Belo Horizonte: s.ed.
Pécora, A.(1994).O teatro do sacramento. São Paulo: Edusp; Campinas: Editora da Unicamp.
Pimenta, S.G. (1920). Vida de D. Antônio Ferreira Viçoso: Bispo de Mariana, Conde da Conceição pelo Padre Silvério Gomes Pimenta.Mariana: Typographia Archiepiscopal.
Reale, G.; Antiseri, D.(1990) História da filosofia: antigüidade e Idade Média.v. 1. (s. trad.). São Paulo: Paulus. (Publicação original de 1986).
Selecta Catholica jornal religioso (1846 – 1847). Mariana: Typographia Episcopal de Mariana.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os trabalhos publicados na revista eletrônica Memorandum: Memória e História em Psicologia são licenciados sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.