Processos mediadores na formação do leitor

uma análise histórico-cultural

Autores

  • Gabriela de Sousa Gibim Universidade Estadual Paulista
  • Cláudia Aparecida Valderramas Gomes Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.35699/1676-1669.2019.12555

Palavras-chave:

psicologia soviética, desenvolvimento psicossocial, leitura

Resumo

Este artigo apresenta o relato de uma pesquisa em psicologia que buscou identificar nas mediações presentes na história de um sujeito, da infância à adolescência, características do seu processo de formação como leitor. O estudo consistiu na entrevista de uma adolescente utilizando, como procedimentos metodológicos, a História Oral associada à interpretação por Núcleos de Significação, compondo, assim, um campo de análise entre a história da entrevistada em contraponto e complemento às produções científicas que discorrem sobre a leitura e sobre seus modos de subjetivação, segundo a teoria Histórico-Cultural. Os resultados evidenciaram que a categoria atividade foi capaz de explicar a mediação interposta entre a linguagem escrita, representativa do patrimônio humano-genérico, e sua consolidação na formação humana singular de um sujeito leitor. O estudo reitera a função da educação escolar, notadamente nos espaços da educação infantil e do ensino fundamental, na configuração desses processos mediadores.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela de Sousa Gibim, Universidade Estadual Paulista

psicóloga graduada pela Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Assis.

Cláudia Aparecida Valderramas Gomes, Universidade Estadual Paulista

doutora em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP/Marília e docente no curso de Graduação em Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Assis.

Downloads

Publicado

2019-06-02

Como Citar

Gibim, G. de S., & Gomes, C. A. V. (2019). Processos mediadores na formação do leitor: uma análise histórico-cultural. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 36, 1–21. https://doi.org/10.35699/1676-1669.2019.12555

Edição

Seção

Artigos