Psicologia Pedagógica e desenvolvimento das funções psicológicas complexas

uma proposta entre tradição e renovação educacional

Autores

  • Raquel Martins de Assis Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/1676-1669.2021.26329

Palavras-chave:

história da psicologia, educação, jesuítas

Resumo

Esse artigo analisa a proposta de psicologia articulada à educação da obra Psychologie Pédagogique. L’enfant. L’adolescent. Le jeune homme (1916/1938a), à luz de um Aviso publicado na Revista do Ensino, em 1930, que indicava esse livro como leitura para professores no contexto de reforma educacional em Minas Gerais. O artigo investiga essas duas fontes, utilizando como referencial a definição de campo cultural da ciência de Feldhay, o conceito de acomodação proposto por Massimi e elaborações de Chartier sobre táticas de leitores, práticas de leitura e escolhas editoriais. O texto é organizado em três tópicos: recomendação de leituras para formação de professores; o valor e o limite do método científico na educação; psicologia pedagógica e funcionamento das funções superiores complexas. A pesquisa evidencia que a leitura de Psychologie Pédagogique foi recomendada por realizar uma acomodação entre a doutrina católica e os saberes pedagógicos modernos, bem como por apresentar uma Psicologia científica capaz de considerar a dimensão espiritual e sobrenatural do ser humano.

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Biografia do Autor

Raquel Martins de Assis, Universidade Federal de Minas Gerais

Formada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP/Ribeirão Preto) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Universidade Federal de Minas Gerais. E-mail: rmassis.ufmg@gmail.com

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Publicado

2021-09-03

Como Citar

Assis, R. M. de. (2021). Psicologia Pedagógica e desenvolvimento das funções psicológicas complexas: uma proposta entre tradição e renovação educacional. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 38. https://doi.org/10.35699/1676-1669.2021.26329

Edição

Seção

Artigos