Memorandum – dez anos de vida, dez anos de histórias...

Autores

  • Ana Maria Jacó-Vilela Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Marcela Alves de Abreu Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Memorandum, história da psicologia no Brasil, periódicos científicos

Resumo

O texto comemora a primeira década de vida da revista Memorandum, buscando analisar as condições de sua emergência, sua trajetória, sua situação atual. Para isto, apresenta brevemente os primeiros periódicos científicos, notadamente na área de Psicologia.  Apresenta e analisa dados sobre os artigos, os autores, a internacionalização da revista nestes dez anos, bem como sua qualificação em diferentes Qualis da Capes do ano de 2010.   Mais que uma proposição congratulatória à revista e a seus editores, o texto busca apontar sua contribuição para o campo da história da psicologia no Brasil, pois, contando histórias, Memorandum também está construindo uma história.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Jacó-Vilela, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

pesquisadora do Núcleo Clio-Psyché de Estudos e pesquisas em História da Psicologia do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UERJ.

Marcela Alves de Abreu, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

mestranda no Programa de Pós Graduação em Psicologia Social, pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: história da psicologia, biografia, reforma psiquiátrica, saúde mental, instituições de credenciamento profissional.

Downloads

Publicado

2011-10-17

Como Citar

Jacó-Vilela, A. M., & Abreu, M. A. de. (2011). Memorandum – dez anos de vida, dez anos de histórias. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 21, 261–270. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6617

Edição

Seção

Artigos