A narração da história da psicologia do desenvolvimento e da produção sobre a infância nos livros didáticos

Autores

  • Maria Cristina S. de Gouvêa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Priscilla Nogueira Bahiense Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

história, psicologia do desenvolvimento, livros didáticos

Resumo

No presente trabalho procuramos analisar a  apresentacao da constituição histórica da psicologia do desenvolvimento nos manuais de ensino da disciplina dirigidos ao ensino superior. Tendo em vista a afirmação histórica de uma escola centrada na criança/aluno, os cursos de formação inicial e continuada conferiram destaque ao estudo dos processos de desenvolvimento, da infância a idade adulta, tido como fundamental para a qualificação do educador e psicólogo escolar. Faz-se importante, portanto, compreender que saberes foram e são transmitidos no interior desta disciplina, com que estratégias e recursos didáticos. Ao realizarmos as análises, verificamos nos compêndios que a narrativa histórica mostra-se linear, centrada no registro dos principais autores e seus feitos. Não é estabelecida relação entre o processo de constituição da disciplina e os processos históricos mais amplos, nem é construída uma análise das condições de produção dos saberes, as tensões na afirmação do campo. Por outro, o relato evolutivo faz-se desvinculado de uma problematização histórica. Com isso, apresenta-se ao leitor, uma visão a - histórica da disciplina, que não permite relacionar o conhecimento produzido a seu percurso de construção e consolidação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina S. de Gouvêa, Universidade Federal de Minas Gerais

professora Associada da Faculdade de Educação da UFMG e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG. Pesquisadora I-D do CNPq. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação da UFMG (GEPHE/ UFMG).

Priscilla Nogueira Bahiense, Universidade Federal de Minas Gerais

graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da UFMG. Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação da UFMG. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação da UFMG (GEPHE/ UFMG).

Referências

Aries, P.(1978). História social da criança e da família (D. Flaksman, Trad.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Original publicado em 1962).

Burke, P. (2003a). A escola dos annales, 1929 -1989 (P. Dentzien, Trad.) São Paulo: Unesp. (Original publicado em 1990).

Burke, P.(2003b). História social do conhecimento: de Gutemberg a Diderot (P. Dentzien, Trad.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Original publicado em 2000).

Cairns, R.(1998). The making of developmental psychology. Em W. Damon & R. Lerner (Orgs.).Theories models of human development: handbook of child psychologie(vol. 1, pp. 25-106).New York: J. Wriden.

Campos, D. M. S. (1977). Psicologiae desenvolvimentohumano. Petrópolis, RJ: Vozes.

Chartier, R. (2003).Formas e sentido, cultura escrita:entre distinção e apropriação (M. L. M. Matencio, Trad). Campinas, SP: ALB; Mercado de Letras. (Original publicado em 1995).

Choppin, A.(2004). História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, 30 (3),178-201.

Cohn, C.(2005).Antropologia da criança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Correia, A. C. &Peres, E. (2001). Aprender a ser professor a través de los libros: representación profesional, currículum escolar y modelos de aprendizaje em los manuales depedagogia y didática para la formación de professores de enseñanza primaria em Portugal (1870-1950). Em G. O. Sauter & M. S. Rodríguez (Orgs.). Los manuals escolares como fuente para la história de la educación em América Latina (pp. 187-201). Madrid: Uned.

Corsaro, W. (2011). Sociologia da infancia. Porto Alegre: Artes Medicas.

Darwin, C. (2004) Autobiografia (T. Avelar, Trad.). Lisboa: Relógio d’agua. (Original publicado em 1887).

Enderle, C. (1993).Psicologia do desenvolvimento: o processo evolutivo da criança (3ªed). Porto Alegre: Artes Médicas. (Original publicado em 1985).

Febvre, L.(1996). Olhares sobre a história. (F. Tomaz, Trad.) Lisboa: Asa. (Original publicado em 1952).

Fitzgerald, H. E, Strommen, E. A & Mckinney, J. P. (1983). Psicologia do desenvolvimento (3 vol.). (A. Cabral, Trad.). Rio de Janeiro: Campus. (Textos contemporâneos em psicologia, psicanálise e psiquiatria, 9-11). (Original publicado em 1977).

Gatti, B. (1995). A estrutura e dinâmica das licenciaturas: problemas antigos, alternativas e o papel da psicologia da educação.Psicologia da Educação,1,21-33.

Gouvea, M. C. & Gerken, C.H. (2010). Desenvolvimento humano: história, conceitos, polêmicas. São Paulo: Cortez.

Gouvêa, M. C. & Sarmento, M. (Orgs.). (2009). Estudos da infância. Petrópolis, RJ: Vozes.

Larocca, P. (1999). Psicologia na formação docente. Campinas, SP: Alínea.

Le Goff, J. (2001). A nova história (E. Brandão,Trad.). São Paulo: Martins Fontes, (Original publicado em 1978).

Mcgurk, H. (1976).Crescimento e mudança: introdução a psicologia do desenvolvimento (E. D'Almeida, Trad.). Rio de Janeiro: Zahar. (Original publicado em 1975).

Mead, M.(1930) Coming of age in Samoa: a psychological study of primitive youth for western civilization. New York: William Morrow.

Mussen, P. H., Conger, John J. & Kagan, J. (1977). Desenvolvimento e personalidade da criança (4ªed). (M. S. M. Netto, Trad.). São Paulo: Harper & Rowdo Brasil.(Original publicado em 1956).

Narodowski, M.(1994). Infancia y poder. Buenos Aires: Aique.

Oliveira, B. J. (2003). Imaginário científico e a história da educação. Em C. G. Veiga & T. N. L. Fonseca (Orgs.). História e historiografia da educação no Brasil (pp. 101-128). Belo Horizonte: Autêntica.

Ottavi, D.(2004). De Darwin a Piaget: para uma história da psicologia da crianç a(M. Carvalho, Trad.).Lisboa: Instituto Piaget. (Original publicado em 2001).

Patto, M.H.S.(1991)A produção do fracasso escolar. São Paulo: TA Queiroz.

Pikunas, J. (1979) Desenvolvimento humano: uma ciência emergente (3ªed.). (A. B. Simões, Trad.). São Paulo: Mc Graw-Hill do Brasil. (Original publicado em 1976).

Plotkin, H. (2004). Evolutionary thoughtin psychology: a brief history. Oxford: Blackwell.

Shuttleworth, S.(2010).The mind of the child: child development in literature, science and medicine 1840-1900. Oxford: Oxford Press.

Warde, M. (1997). Para uma história disciplinar: psicologia, criança e pedagogia. Em M. C.Freitas (Org.).História social da infância no Brasil(pp. 121-147).São Paulo: Cortez.

Downloads

Publicado

2011-04-18

Como Citar

Gouvêa, M. C. S. de, & Bahiense, P. N. (2011). A narração da história da psicologia do desenvolvimento e da produção sobre a infância nos livros didáticos. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 20, 70–82. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6624

Edição

Seção

Artigos