A história da psicologia como disciplina de mestrado

relato de uma experiência

Autores

  • Ines Rosa Bianca Loureiro Universidade São Marcos
  • Marisa Todescan Dias da Silva Baptista Universidade São Marcos

Palavras-chave:

história da psicologia, ensino de história da psicologia, pós-graduação em psicologia, experiência de ensino em pós-graduação

Resumo

O artigo apresenta uma experiência de ensino de História de Psicologia em um curso de Mestrado em Psicologia. Inicia com um panorama histórico de como e por quais motivos a disciplina foi incluída no currículo do curso. Descreve sua programação, explicita seus objetivos, as ênfases de conteúdo, metodologia e bibliografia utilizada. Apresenta a avaliação que os alunos fizeram da disciplina ao final do semestre letivo, bem como o tipo de produção contida em seus trabalhos finais. Analisa todas essas informações a partir dos objetivos da disciplina e finaliza com uma breve reflexão sobre a concepção de história que fundamenta esta experiência didática.

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Biografia do Autor

Ines Rosa Bianca Loureiro, Universidade São Marcos

Doutora em Psicologia Clínica – PUC/SP. Principais temas de pesquisa: História e epistemologia da Psicanálise, Constituição da subjetividade moderna, Estética psicanalítica.

Marisa Todescan Dias da Silva Baptista, Universidade São Marcos

Doutora em Psicologia Social pela PUC/SP, Professora do Mestrado em Psicologia da Universidade São Marcos.

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Publicado

2007-04-12

Como Citar

Loureiro, I. R. B., & Baptista, M. T. D. da S. (2007). A história da psicologia como disciplina de mestrado: relato de uma experiência. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 12, 143–151. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6716

Edição

Seção

Artigos