A relação entre narração e memória como possibilidade metodológica na constituição da história da psicologia no Brasil

Autores

  • Jozélia Regina Díaz Olmos Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

memória, narrativa, história da psicologia

Resumo

O artigo objetiva refletir sobre a relação entre narração e memória como possibilidade metodológica na constituição da história da Psicologia no Brasil. Tomando como ponto de partida a dissertação de mestrado que reconstituiu uma parte da história e da memória do Curso de Psicologia da Universidade de Mogi das Cruzes (1969 a 1982), instituição que não preservara sua memória oficialmente, busca transmitir as idéias e as contribuições que a autora utilizou como pontos de apoio e o caminho (método) que trilhou para realizar o trabalho. Conclui-se que os fios para iniciar a tecedura da história, podem ser buscados na memória dos que a fizeram, lembrando que a narrativa final não é verdade definitiva e absoluta, mas é algo relativo à versão de cada narrador. Trata-se de uma narrativa articulada por muitas vozes que falam ou que também silenciam e  que geram outras vozes capazes de prolongar a voz original.

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Biografia do Autor

Jozélia Regina Díaz Olmos, Universidade de São Paulo

doutoranda do Instituto de Psicologia da Universidade de
São Paulo e psicóloga clínica. Foi professora da disciplina Psicologia Existencial Fenomenológica e supervisora de estágio em Psicologia Clínica na mesma abordagem para o Curso de Psicologia na Universidade de Mogi das Cruzes.

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Publicado

2003-04-01

Como Citar

Olmos, J. R. D. (2003). A relação entre narração e memória como possibilidade metodológica na constituição da história da psicologia no Brasil. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 4, 40–47. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6807

Edição

Seção

Artigos