A relação entre narração e memória como possibilidade metodológica na constituição da história da psicologia no Brasil
Palavras-chave:
memória, narrativa, história da psicologiaResumo
O artigo objetiva refletir sobre a relação entre narração e memória como possibilidade metodológica na constituição da história da Psicologia no Brasil. Tomando como ponto de partida a dissertação de mestrado que reconstituiu uma parte da história e da memória do Curso de Psicologia da Universidade de Mogi das Cruzes (1969 a 1982), instituição que não preservara sua memória oficialmente, busca transmitir as idéias e as contribuições que a autora utilizou como pontos de apoio e o caminho (método) que trilhou para realizar o trabalho. Conclui-se que os fios para iniciar a tecedura da história, podem ser buscados na memória dos que a fizeram, lembrando que a narrativa final não é verdade definitiva e absoluta, mas é algo relativo à versão de cada narrador. Trata-se de uma narrativa articulada por muitas vozes que falam ou que também silenciam e que geram outras vozes capazes de prolongar a voz original.
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