OS BOTS DE DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÃO NA CONJUNTURA DAS CAMPANHAS PRESIDENCIAIS DE 2018 NO BRASIL
Palavras-chave:
Fake News, Difusão da Informação, Fontes de InformaçãoResumo
Em uma conjuntura onde as redes sociais desempenham um papel importante na promoção de discussões políticas, surge a preocupação com a utilização maliciosa da tecnologia, em especial dos bots, programas de computador criados para automatizar tarefas e procedimentos repetitivos em ambiente digital, na disseminação viral de fake News. Neste cenário o bjetivo da presente comunicação científica foi verificar o comportamento de disseminação de informação no Twitter pelos bots nas campanhas presidenciais de 2018. Para tanto foi estabelecida a observação e monitoramento de perfis do Twitter que apresentam comportamento artificial, utilizando como parâmetro o Pegabot, ferramenta criada pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro e o Instituto Equidade & Tecnologia, que calcula a probabilidade de que um perfil seja bot levando em consideração a frequência de postagens, interação com outros usuários, linguagem utilizada e nível de emoções das mensagens. Palavras Chaves: Disseminação da Informação; Redes sociais, Twitter, Pós-verdadeDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.