OS BOTS DE DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÃO NA CONJUNTURA DAS CAMPANHAS PRESIDENCIAIS DE 2018 NO BRASIL

Autores

  • Lorena Tavares de Paula UFMG
  • Rafael Michalski UFMG

Palavras-chave:

Fake News, Difusão da Informação, Fontes de Informação

Resumo

Em uma conjuntura onde as redes sociais desempenham um papel importante na promoção de discussões políticas, surge a preocupação com a utilização maliciosa da tecnologia, em especial dos bots, programas de computador criados para automatizar tarefas e procedimentos repetitivos em ambiente digital, na disseminação viral de fake News. Neste cenário o bjetivo da presente comunicação científica foi verificar o comportamento de disseminação de informação no Twitter pelos bots nas campanhas presidenciais de 2018. Para tanto foi estabelecida a observação e monitoramento de perfis do Twitter que apresentam comportamento artificial, utilizando como parâmetro o Pegabot, ferramenta criada pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro e o Instituto Equidade & Tecnologia, que calcula a probabilidade de que um perfil seja bot levando em consideração a frequência de postagens, interação com outros usuários, linguagem utilizada e nível de emoções das mensagens. Palavras Chaves: Disseminação da Informação; Redes sociais, Twitter, Pós-verdade

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Biografia do Autor

Lorena Tavares de Paula, UFMG

Professora adjunta do departamento de tratamento e organização da informação da Escola de Ciência da Informação da UFMG

Rafael Michalski, UFMG

Estudante de Biblioteconomia - UFMG Iniciação Científica no Observatório Fake News

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Publicado

2019-08-02

Como Citar

PAULA, L. T. de; MICHALSKI, R. OS BOTS DE DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÃO NA CONJUNTURA DAS CAMPANHAS PRESIDENCIAIS DE 2018 NO BRASIL. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 9, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17048. Acesso em: 10 out. 2024.