Possibilidades de atividades colaborativas e cooperativas entre bibliotecários e gestores da informação em práticas profissionais de armazenamento, organização, fluxo e recuperação da informação

Autores

  • Valéria Bastos da Silva Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Graduanda em Biblioteconomia.
  • Aurélio Fernando Ferreira Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Graduando em Gestão da Informação.
  • Sara Jordânia Reis Silva Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Graduanda em Biblioteconomia.
  • Eurislândia Pereira de Oliveira Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Graduanda em Biblioteconomia.
  • Clodoaldo Francisco dos Santos Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Graduando em Gestão da Informação.

Resumo

O dinâmico cenário do mercado de trabalho atual está permeado pelas novas tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) o que exige dos profissionais, especificamente os que têm como objeto de trabalho a informação uma crescente capacitação para entender e utilizar-se de ferramentas que visam diminuir o tempo e o gasto de recursos em suas práticas e processos, bem como aumentar a precisão de seus resultados, sobretudo no que tange a eficiência dos processos decisórios e da tomada de decisão. Este artigo propõe, através de uma revisão das disciplinas e das práticas do Bibliotecário e do Gestor da Informação, mostrar as lacunas que podem ser preenchidas de forma cooperativa e colaborativa entre esses dois profissionais. O objetivo deste artigo é mostrar que o trabalho coletivo e colaborativo pode ser uma saída viável para a precisão e redução nas atividades do profissional da informação, diante do conceito de que cada atividade pode ser desempenhada, apoiada nos conceitos e práticas comuns de cada graduação, em colaboração e complementação com as práticas multidisciplinares de outras graduações da mesma área do conhecimento e objeto de estudo, com especificidades e técnicas à primeira vista iguais, mas que têm peculiaridades implícitas, trazendo uma realidade de cooperação com ganhos reais tanto para as organizações como para a sociedade. Palavras-Chave: Profissional da informação. Trabalho colaborativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-05-14

Como Citar

DA SILVA, V. B.; FERREIRA, A. F.; SILVA, S. J. R.; DE OLIVEIRA, E. P.; SANTOS, C. F. dos. Possibilidades de atividades colaborativas e cooperativas entre bibliotecários e gestores da informação em práticas profissionais de armazenamento, organização, fluxo e recuperação da informação. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17370. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

GT 4 - Gestão e organização da informação e do conhecimento