Acessibilidade e usabilidade da informação na terceira idade: A recuperação, organização e uso da informação na internet para usuários acima dos 60 anos

Autores

  • Aurélio Fernando Ferreira Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Graduando em Gestão da Informação.
  • Valéria Bastos da Silva Universidade Federal do Maranhão. Graduanda em Biblioteconomia.

Resumo

Segundo a lei nº 10.741 de 1º de outubro de 2003, Art. 1º, é considerado idoso, no Brasil, a pessoa com idade igual ou maior há 60 anos. Segundo o IBGE são quase 15 milhões de brasileiros que vivem em sua grande maioria nos grandes centros. Esse contingente está imerso no contexto da sociedade da informação, onde as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) oferecem uma gama de ferramentas de relacionamento e entretenimento, entre outras, que trazem uma série de comodidades, principalmente através da internet. Esse artigo tem como objetivo geral, entender como esse usuário se insere socialmente neste contexto e especificamente pretende observar a recuperação, organização e uso das informações colhidas e produzidas pelos idosos. Para desenvolvimento da metodologia foi criado o curso de inclusão digital da melhor idade, vinculado ao Projeto Escola Aberta, na região metropolitana do Recife, que observou durante quatro meses os idosos e sua relação com as TIC’s. Como resultado foi possível entender fatores interpessoais, sociais e culturais que provocam dificuldades na Acessibilidade e Usabilidade da informação no uso de equipamentos, ferramentas e sistemas de informação. Tais resultados podem servir como base para o aperfeiçoamento e desenvolvimento de práticas e sistemas de informação que podem melhorar a inclusão de usuários idosos à informação veiculada na internet e à informática. Palavras-Chave: Idosos e a internet. Acessibilidade da Informação. Usabilidade da Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-06-03

Como Citar

FERREIRA, A. F.; SILVA, V. B. da. Acessibilidade e usabilidade da informação na terceira idade: A recuperação, organização e uso da informação na internet para usuários acima dos 60 anos. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17523. Acesso em: 26 abr. 2024.