A influência dos livros digitais no acesso a informação: uma comparação entre o livro digital e o impresso

Autores

  • Walysson Ferreira Araruna Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do Ceará- Campus Crato. Graduando em Sistemas de Informação.
  • Ana Cristina Lucio Pinheiro Universidade Federal do Ceará- Campus Cariri. Graduanda em Biblioteconomia.
  • Gracione Batista Carneiro Universidade Federal do Ceará- Campus Cariri. Graduanda em Biblioteconomia.

Resumo

Aborda uma reflexão acerca do surgimento do livro digital e sua influencia no acesso a informação, levando em consideração a origem e trajetória histórica do livro impresso. Pretende-se verificar as vantagens e desvantagens do livro digital no processo de acesso, disseminação e busca da informação, tendo como base estudos na área de sistemas de informação e biblioteconomia, fazendo uma comparação entre o livro digital e o impresso. A metodologia é desenvolvida a partir de uma pesquisa exploratória como delineamento bibliográfico, enfatizando uma abordagem teórica do assunto. Percebe-se, portanto, que os livros digitais vêm influenciando o surgimento de uma nova cultura no que tange ao acesso a informação, no entanto, o livro impresso e o mercado editorial continuaram a existir e a fazer parte desse processo. Palavras-chave: Livros Digitais. Livros Impresso. Acesso a Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-05-29

Como Citar

ARARUNA, W. F.; PINHEIRO, A. C. L.; CARNEIRO, G. B. A influência dos livros digitais no acesso a informação: uma comparação entre o livro digital e o impresso. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17374. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

GT 5 - Currículo: ensino e debate sobre a formação dos alunos estudantes de Biblioteconomia, Documentação...