O uso das novas tecnologias no processo-ensino aprendizagem e na divulgação científica

Autores

  • Bruna Laís Campos do Nascimento Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Graduanda em Biblioteconomia.
  • Carla Beatriz Marques Felipe Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Graduanda em Biblioteconomia.
  • Malkene Wytiza F. de M. Noronha Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Graduanda em Biblioteconomia.
  • Midinai Gomes Bezerra Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Graduanda em Biblioteconomia.

Resumo

Apresenta como as novas tecnologias podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem e na divulgação científica. Objetiva demonstrar o potencial que as ferramentas tecnológicas podem oferecer no desempenho das atividades inerentes aos aspectos pedagógicos e na comunicação do conhecimento acadêmico. Aborda que as novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) podem ser definidas como o conjunto de atividades fornecidas pelos meios computacionais com a finalidade de facilitar o armazenamento, o acesso e a recuperação da informação. Enfatiza que as novas TICs podem ser bastante útil no processo ensino–aprendizagem, pois nesse contexto, viabiliza o uso da informação e do conhecimento como produto do processo, da interpretação, da compreensão informacional colaborando assim, para a construção do conhecimento. Destaca ainda que as TICs são fundamentais no processo de divulgação científica da informação, contribuindo dessa forma, para a socialização da informação acadêmica. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa está baseada na revisão de literatura acerca do tema em questão. Conclui-se desta forma que, as TICs são ferramentas de suma importância, que somadas as processo de ensino aprendizagem, auxiliam na divulgação científica. Palavras-chave: Tecnologia de Informação e Comunicação. Processo ensino-aprendizagem. Divulgação científica.

Downloads

Publicado

2014-05-30

Edição

Seção

GT 5 - Currículo: ensino e debate sobre a formação dos alunos estudantes de Biblioteconomia, Documentação...

Como Citar

O uso das novas tecnologias no processo-ensino aprendizagem e na divulgação científica. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17394. Acesso em: 11 dez. 2024.