A atuação do profissional bibliotecário no serviço de disseminação seletiva da informação: um estudo de caso na Biblioteca Tarcísio de Brito Guerra

Autores

  • Midinai Gomes Bezerra Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Graduanda em Biblioteconomia.
  • André Anderson Cavalcante Felipe Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB.
  • Bruna Laís Campos do Nascimento Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Graduanda em Biblioteconomia.
  • Carla Beatriz Marques Felipe Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Graduanda em Biblioteconomia.

Palavras-chave:

Disseminação Seletiva da Informação - DSI. Profissional Bibliotecário. Biblioteca Tarcísio de Brito Guerra - BTBG.

Resumo

Apresenta os resultados parciais de uma pesquisa em andamento realizada no Centro Tecnológico Radiotec Cursos (CTRC), localizado na cidade de Natal/RN, que teve como objetivo a implantação do serviço de Disseminação Seletiva da Informação (DSI) na Biblioteca Tarcísio de Brito Guerra (BTBG), unidade de informação filiada ao CTRC, prestando serviços aos alunos do curso técnico em Segurança do Trabalho. Destaca que o serviço de DSI visa facilitar a recuperação da informação para o usuário, de modo que atenda as necessidades do usuário antecipadamente. Para isso, faz-se necessário que o Bibliotecário atue de modo a promover ao usuário, uma facilidade nos serviços de busca e acesso à informação. Para a implantação do serviço de DSI na BTBG se utilizou como recurso metodológico o estudo de caso, com a finalidade de avaliar dos serviços oferecidos pela biblioteca. Diante da necessidade de informação que os alunos sentiam desenvolveu-se ações que até o momento, já beneficiaram cerca de 100 (cem) alunos do curso de segurança do trabalho. Dessa forma, percebe-se a importância de oferecer um serviço de DSI, de modo a viabilizar o direito a informação aos usuários do curso de Segurança do Trabalho e exercer o papel social do Bibliotecário. Conclui-se assim que é de extrema importância que se desenvolva esse serviço em unidades de informação, pois é através dele que se pode oferecer a informação certa ao usuário certo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-06-11

Como Citar

BEZERRA, M. G.; FELIPE, A. A. C.; NASCIMENTO, B. L. C. do; FELIPE, C. B. M. A atuação do profissional bibliotecário no serviço de disseminação seletiva da informação: um estudo de caso na Biblioteca Tarcísio de Brito Guerra. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17414. Acesso em: 28 mar. 2024.