Informação e Arqueologia: segredos do passado transcritos em suportes primitivos

Autores

  • Rodrigo Oliveira de Paiva Universidade Federal do Pará. Graduando de Biblioteconomia, estagiário do Museu Paraense Emílio Goeldi e do Ministério Público do Estado do Pará.
  • Ingrid Maria Luz Vergolino Zahlouth Universidade Federal do Pará. Graduanda de Biblioteconomia e estagiária do Museu Paraense Emílio Goeldi.

Palavras-chave:

Informação arqueológica. Suportes de informação. Passado histórico.

Resumo

Trata da relação existente entre informação e arqueologia. O artigo apresenta como objetivo a compreensão acerca da importância dos vestígios arqueológicos no desvendar de segredos do passado do homem, na necessidade de conhecer suas origens e de onde ele veio tendo como subsídios as informações que podem ser transcritas dos suportes em que estão gravados os símbolos de civilizações antigas. O percurso metodológico adotado foi realizado através de uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico fundamentada em ideias de autores como Azevedo Netto (2008) e Barreto (2010), sem dispensar as opiniões de outros pensadores sobre o assunto abordado no trabalho. Finaliza entendendo a existência da ligação direta entre artefatos arqueológicos e a informação histórica, haja vista que o homem na antiguidade já possuía uma necessidade comunicacional e utilizou diversos meios para o estabelecimento desta, mas, além disso, as construções e outros elementos que ainda assombram essa temática, pela falta de informação acerca das sociedades primitivas, merecem ser estudadas buscando alcançar respostas para as indagações do passado histórico dos seres humanos. Acredita-se que foi dessas dúvidas mais afloradas que surgiram a arqueologia que vai debruçar suas atividades no passado a procura da origem das muitas identidades da humanidade.

Downloads

Publicado

2014-06-24

Como Citar

Informação e Arqueologia: segredos do passado transcritos em suportes primitivos. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17432. Acesso em: 11 dez. 2024.