O bibliotecário como agente transformador social: sua importância para o desenvolvimento da sociedade informacional através da disseminação da informação

Autores

  • Erik André de Nazaré Pires Universidade Federal do Pará. Estagiário da Biblioteca da Procuradoria da República no Estado do Pará.

Palavras-chave:

Sociedade da Informação, Bibliotecário, Transformação Social, Disseminação da informação.

Resumo

Aborda questões sobre a Sociedade da Informação, no seu âmbito de desenvolvimento, apresentando a disseminação da informação na constituição do fazer bibliotecário. Apresenta o propósito de enfatizar o papel na qual, o bibliotecário faz-se preponderante na sociedade contemporânea tratando-se de sua atuação como agente transformador social, descrevendo as competências e habilidades que são essenciais para o bibliotecário exercer sua profissão com eficiência, contribuindo com isto para a transformação social vigente no atual contexto em que estamos inseridos. Objetiva mostrar como o bibliotecário trabalhando como agente transformador da sociedade pode contribuir de forma decisiva para uma formação social mais perspicaz dos indivíduos utilizando a disseminação da informação para benefícios aos seus usuários e como objetivos específicos tem-se em vista, identificar as estratégias concebidas pelos bibliotecários, visando acesso e uso da informação pelo usuário e evidenciar como o esse profissional através do engajamento informacional ajuda no desenvolvimento mais eficiente da sociedade informacional. O percurso metodológico valeu-se de um levantamento bibliográfico, com o intuito de fundamentar as bases teóricas que pudessem ajudar na produção do corpo textual e possíveis conceituações e análises das informações levantadas. Como resultado constata-se com o surgimento da Sociedade da Informação, houve mudanças no perfil do bibliotecário, onde os mesmos têm que se adequarem nesse novo ambiente, aonde a informação é difundida e disseminada com muita rapidez e eficácia por meios tecnológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-08-05

Como Citar

PIRES, E. A. de N. O bibliotecário como agente transformador social: sua importância para o desenvolvimento da sociedade informacional através da disseminação da informação. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17437. Acesso em: 29 mar. 2024.