A institucionalização do curso de Biblioteconomia na Uviversidade Federal do Pará: sua relevância para a sociedade paraense no âmbito informacional

Autores

  • Cleide Furtado Nascimento Dantas Universidade Federal do Pará. Graduanda em Biblioteconomia e Estagiária da Biblioteca da Procuradoria da República no Pará.
  • Erik André de Nazaré Pires Universidade Federal do Pará. Graduando em Biblioteconomia e Estagiário da Biblioteca da Procuradoria da República no Estado do Pará.
  • Mikally Alves de Andrade Amanajás Universidade Federal do Pará. Graduanda em Biblioteconomia.

Resumo

Mostra a importância da institucionalização da graduação de Biblioteconomia na Universidade Federal do Pará (UFPA), apresentando seus apontamentos históricos quanto à questão de inserir o curso para o estado do Pará. O objetivo geral consiste em estudar o papel da instauração dessa graduação no escopo de cursos da universidade e sua contribuição em termos educacionais, científicos e culturais para a sociedade paraense, nos objetivos específicos têm-se: identificar quais os fatores que tornaram a sua inserção de supra-sumo para o estado do Pará com relação a sua contribuição educativa para os paraenses e destacar as características que tornaram essa graduação um importante aliado na conjectura proficiente no tratamento da informação no que tange aos seus usuários. Esta pesquisa foi motivada pelo anseio de contribuir e resgatar a história do referido curso na UFPA mostrando a sua relevância educacional na formação de indivíduos na sociedade do Pará, trazendo assim inúmeros benefícios a quem necessita utilizar informações para a sua qualificação profissional, cientifico e cultural. O procedimento metodológico consiste de uma pesquisa exploratória. Como resultado fica atestado que essa graduação em Belém veio com uma responsabilidade muito grande para o profissional bibliotecário ser agente transformador social no que diz respeito na responsabilidade de gerenciar os aspectos de tratamento, organização, disseminação e gerenciamento informacional aos seus usuários de maneira perspicaz no tocante na educação belenense. Palavras-chave: Biblioteconomia – Pará. Universidade Federal do Pará. Institucionalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-05-14

Como Citar

DANTAS, C. F. N.; PIRES, E. A. de N.; AMANAJÁS, M. A. de A. A institucionalização do curso de Biblioteconomia na Uviversidade Federal do Pará: sua relevância para a sociedade paraense no âmbito informacional. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, [S. l.], v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17482. Acesso em: 25 set. 2022.

Edição

Seção

GT 4 - Gestão e organização da informação e do conhecimento