A xilogravura no olhar de Zé Lourenço

Autores

  • Maria do Socorro Dantas Santana Graduanda do curso de Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri
  • Rita Auxiliadora Fernandes Graduada em Letras pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e graduanda do curso de Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri.

Resumo

Este trabalho surge com intuito de mostrar o resgate de uma memória que representa uma identidade cultural que está enraigada na região do cariri, onde a xilogravura ganha grande destaque, por ser a mais alta manifestação de expressão e de valores que estão inseridos nos personagens regionais. Abordaremos a xilogravura em Juazeiro do Norte a partir da visão e vivência do xilógrafo Zé Lourenço, que é um dos representantes da Lira Nordestina, enfocando a sua paixão e dedicação a essa arte, que vem sendo de pouco uso no discurso de uma classe denominada elite cultural. Um dos eixos motivadores dessa construção aqui proposta foi a necessidade de desconstruir os discursos que nos são impostos rotineiramente e que passam opacos a nossa percepção enquanto cidadão inserido em uma cultura popular. É preciso valorizar aquilo que nos representa ressignificando não só o processo histórico como um todo, mas principalmente as nossas histórias, através de pequenos relatos e narrativas elaboradas por pessoas ditas “populares”, para assim deixarmos de ser elementos passivos e passarmos a ser sujeitos ativos no processo sócio-cultural. O resgate da memória por meio do conhecimento dessa arte é o objetivo principal para se desenvolver essa pesquisa. Pesquisa essa que será feita por meio da abordagem teórica qualitativa, trazendo uma atividade reflexiva para esse processo, como também se desenvolverá um levantamento bibliográfico proporcionando uma visão mais condizente com que buscamos. Mediante a isso temos como resultado esperado a expressão que representa o resgate dessa memória e a parcela de ensinamentos trazidos por pessoas que não negam a sua origem e que fazem a diferença em uma sociedade. Palavras-Chave: Xilogravura. Zé Lourenço. Memória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-05-06

Como Citar

SANTANA, M. do S. D.; FERNANDES, R. A. A xilogravura no olhar de Zé Lourenço. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17445. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

GT1 - Cultura, informação e sociedade