O diálogo entre arquitetura da informação e linguística textual como facilitadores ao acesso e uso das tecnologias

Autores

  • Rita Auxiliadora Fernandes Graduanda em Biblioteconomia na Universidade Federal do Ceará – Campus Cariri.
  • Stephanie Bezerra de Souza Graduanda em Biblioteconomia na Universidade Federal do Ceará – Campus Cariri.
  • Henry Pôncio Cruz de Oliveira Professor na Universidade Federal do Ceará – Campus Cariri. Mestre (UFPB) e doutorando (UNESP) em Ciência da Informação.

Resumo

A crescente demanda de meios para se recuperar e disseminar as informações on-line faz com que reflitamos sobre o potencial da Arquitetura da Informação (A.I.) e da Linguística Textual (L.T.) como instrumentos facilitadores para o acesso e uso às tecnologias. O objetivo deste trabalho é fazer uma tessitura teórica que potencialize as aplicações da A.I. acoplada a L.T. em ambientes digitais, de modo a dar suporte ao usuário no processo de recuperação, acesso e uso da informação digital. Este trabalho ancora-se metodologicamente numa abordagem de análise qualitativa, que é uma pesquisa de cunho exploratório marcada pela revisão de literatura. A A.I. como campo do conhecimento que organiza e classifica por meios de critérios as informações digitais, se apresenta fundamental no design de ambientes informacionais. Através da sistematização objetiva melhor atender os desejos dos diversos tipos de usuários que utilizam os ambientes digitais. A L.T. se apresenta por meio de seus recursos de coesão e coerência, que contribuem de forma eficaz e eficiente para uma melhor categorização da informação no desenvolvimento de ambientes digitais tornando-os instrumentos de construção do conhecimento. O foco deste contexto é o usuário que na relação humano computador constrói sua aprendizagem visto que a L.T. trata o texto como um ato de comunicação unificado num complexo universo de ações humanas. Portanto o diálogo entre a A.I. e a L.T. nos permite perceber o quão é importante essa interação entre as áreas de conhecimento no intuito de suprir as deficiências nesse processo de acesso e uso das tecnologias. Palavras-Chave: Arquitetura da Informação. Linguística Textual. Tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-05-30

Como Citar

FERNANDES, R. A.; SOUZA, S. B. de; OLIVEIRA, H. P. C. de. O diálogo entre arquitetura da informação e linguística textual como facilitadores ao acesso e uso das tecnologias. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17503. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

GT 5 - Currículo: ensino e debate sobre a formação dos alunos estudantes de Biblioteconomia, Documentação...