Biblioteca pública como centro de informação utilitária

Autores

  • Ana Rafaela Sales de Araújo Universidade Federal do Ceará. Graduanda em Biblioteconomia.
  • Iara Bárbara Martins Lima Universidade Federal do Ceará. Graduanda em Biblioteconomia.
  • Amanda da Silva Pereira Universidade Federal do Ceará. Graduanda em Biblioteconomia.
  • Kauane Lysien Costa Ferreira Universidade Federal do Ceará. Graduanda em Biblioteconomia.
  • Maria de Fátima Oliveira Costa Universidade Federal do Ceará. Mestrado em Biblioteconomia – Universidade Federal da Paraíba. Professora Adjunta IV do Curso de Biblioteconomia da UFC.

Resumo

Descreve sobre informação utilitária para a comunidade. Objetiva demonstrar a biblioteca pública como um centro de informação utilitária. Apresenta a importância deste tipo de informação na biblioteca pública, as categorias de assuntos que devem ser abordados pelo serviço de informação utilitária e indica algumas fontes que podem ser utilizadas para melhor desenvolver o serviço. Aborda brevemente como seria um setor de informação para a comunidade em uma biblioteca pública. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica e eletrônica sobre informação utilitária na biblioteca pública e serviços de informação à comunidade. Conclui que a implementação de serviços de informação utilitária na biblioteca pública, exigem bem mais do que reunir fontes atualizadas e relevantes, sendo necessário o comprometimento de uma equipe de bibliotecários e a participação ativa do usuário que é o fator primordial e essencial para o êxito desse serviço. Palavras-chave: Biblioteca pública. Informação utilitária. Serviço de informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-05-06

Como Citar

ARAÚJO, A. R. S. de; LIMA, I. B. M.; PEREIRA, A. da S.; FERREIRA, K. L. C.; COSTA, M. de F. O. Biblioteca pública como centro de informação utilitária. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17467. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

GT 3 - Estudos métricos, estudos de apropriação, acesso, comportamento e uso da informação