Necessidades informacionais dos usuários da biblioteca Engº Waldir Diogo de Siqueira - IFCE (Campus Fortaleza)

Autores

  • Francisca Virgínia Arruda Pantaleão Universidade Federal do Ceará. Graduada em Biblioteconomia.
  • Marcia Nepomuceno Lemos Universidade Federal do Ceará. Graduada em Biblioteconomia.
  • Patrícia Reinaldo Cavalcante Universidade Federal do Ceará. Graduada em Biblioteconomia.
  • Maria de Fátima Oliveira Costa Universidade Federal do Ceará. Professora e Doutora do Curso de Biblioteconomia / Departamento de Ciências da Informação. Orientadora do presente artigo.

Palavras-chave:

Estudos de Usuário. Biblioteca Engº Waldyr Diogo de Siqueira. IFCE.

Resumo

Trata-se de um estudo de usuários realizado na Biblioteca Engº Waldyr Diogo de Siqueira, situada no IFCE (Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará, antigo CEFET), Campus Fortaleza, tendo como objetivo identificar as necessidades informacionais de seus usuários, com o intuito de determinar o perfil dos mesmos, e tendo também como proposta verificar se há mediação bibliotecário-usuário. Esse trabalho surgiu diante de várias questões sobre as necessidades informacionais e a facilidade com que os diversos segmentos da sociedade lidam com a informação nos dias atuais. A Biblioteca Engº Waldyr Diogo de Siqueira atende não somente os alunos e professores do IFCE, como também a comunidade em geral. Para tal pesquisa foram consultadas revistas especializadas, livros, dissertações e teses, que serviram de fundamentação para o objeto pesquisado. Esta é uma pesquisa de cunho exploratório e que teve como base para coleta de dados o questionário, contendo 9 (nove) questões, entre abertas e fechadas, procurando assim a veracidade da pesquisa e a real necessidade de informação dos usuários da instituição. O questionário foi aplicado em dias alternados tendo uma amostra desses usuários. Os resultados foram apresentados com gráficos e com análise e interpretação de dados, sendo constatado que as necessidades informacionais dos usuários da Biblioteca Engº Waldyr Diogo de Siqueira, estão em sua maioria relacionadas ao seu curso e que essas necessidades estão, em parte, sendo atendidas pela biblioteca, pois os usuários deram sugestões acerca da melhoria do acervo, ou seja, eles precisam de fato que esse acervo atenda a demanda e que esteja atualizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-06-24

Como Citar

PANTALEÃO, F. V. A.; LEMOS, M. N.; CAVALCANTE, P. R.; COSTA, M. de F. O. Necessidades informacionais dos usuários da biblioteca Engº Waldir Diogo de Siqueira - IFCE (Campus Fortaleza). Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17543. Acesso em: 24 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)