Gestão do bibliotecário nas atividades de incentivo a leitura

Autores

  • Micarla do Nascimento Gomes *Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Campus Natal. Graduando em Biblioteconomia.
  • Gabriella Domingos de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Campus Natal. Graduando em Biblioteconomia.
  • Rayane de Oliveira Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Campus Natal. Graduando em Biblioteconomia.
  • Maria do Socorro Borba Azevedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Campus Natal. Graduando em Biblioteconomia.

Resumo

Descreve a leitura como base essencial ao conhecimento e deve compor o corpo estudantil em diversos níveis educacionais. Sendo também imprescindível para a formação cultural e aprimoramento social do homem. Aborda as atividades e ações que podem ser desenvolvidas para desencadear o hábito da leitura que será articulada pelo facilitador da informação. Analisa o perfil do profissional bibliotecário com o seu envolvimento na criação de atividades socioculturais no intuito de incentivar a prática da leitura. Obtendo referencial teórico, revisões bibliográficas e estudos sobre a leitura busca-se compreender o leitor contemporâneo que atualmente é abordado sob diversas perspectivas informacionais. Destaca o bibliotecário e algumas atividades que podem ser desenvolvidas através da leitura. Ressalta o auxilio do profissional da informação a motivar a comunidade para que se tornem bons leitores, reconhecendo o bibliotecário como disseminador da informação tornando-a acessível ao usuário final independentemente do suporte intelectual e cultural do individuo. Palavras-chave: Bibliotecário. Leitura. Leitor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-05-06

Como Citar

GOMES, M. do N.; OLIVEIRA, G. D. de; SOUZA, R. de O.; AZEVEDO, M. do S. B. Gestão do bibliotecário nas atividades de incentivo a leitura. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17471. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

GT 3 - Estudos métricos, estudos de apropriação, acesso, comportamento e uso da informação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)