Gestão da segurança da informação: perspectivas baseadas na tecnologia da informação (T.I.)

Autores

  • Gabriella Domingos de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Campus Natal). Graduanda em Biblioteconomia.
  • Rafaela Karoline Galdêncio de Moura Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Campus Natal). Graduanda em Biblioteconomia.
  • Francisco de Assis Noberto Galdino de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Campus Natal). Professor Substituto do Departamento de Biblioteconomia. Orientador.

Resumo

Objetiva-se, com este trabalho, abordar os conceitos preliminares no que diz respeito à segurança da informação, suas formas de gestão e principais finalidades, tendo como objeto de pesquisa as informações contidas em bibliografias e websites. Apresenta perspectivas aplicáveis no que se refere ao gerenciamento das informações organizacionais de forma detalhada, descrevendo a informação como principal ferramenta na atualidade, caracterizando-a e atribuindo valores ao qual necessita ser preservado, organizado, gerenciado e disseminado. Enfoca o processo de armazenamento e expõe os recursos informacionais consideradas relevantes e estabelece parâmetros, explorando os quatro pilares atrelados a esta, sendo vinculados à tecnologia da informação (TI). Explanam e Analisam-se os riscos, tais como: ameaças, ataques, vulnerabilidades, entre outros. Propõe possíveis soluções à prevenção e conservação da informação, utilizando de várias estratégias baseadas na T.I., como as barreiras de segurança, entre outras. Deste modo, finaliza-se com os aspectos relevantes à informação e suas perspectivas abrangentes, promove a construção de novos conhecimentos, a fim de colocá-los em prática no exercício cotidiano e profissional com um olhar mais acurado. Palavras-chave: Informação. Segurança da informação. Tecnologia. Gestão organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-05-29

Como Citar

OLIVEIRA, G. D. de; MOURA, R. K. G. de; ARAÚJO, F. de A. N. G. de. Gestão da segurança da informação: perspectivas baseadas na tecnologia da informação (T.I.). Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17382. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

GT 5 - Currículo: ensino e debate sobre a formação dos alunos estudantes de Biblioteconomia, Documentação...

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)