O perfil do arquiteto da informação na web da região nordeste: oportunidades e desafios para profissionais da informação

Autores

  • Marcos Antônio Gomes Falcão Junior Universidade Federal de Pernambuco. Graduando.

Resumo

Com o surgimento e desenvolvimento da Sociedade da Informação, tornou-se essencial a profissionais, de qualquer área, a busca por novas competências e um perfil diferenciado. A fim de lidar com as oportunidades e desafios gerados por essa era tecnológica, evidenciada pela necessidade constante de inovação e adaptação, este artigo objetiva traçar o perfil do Arquiteto da Informação na Web da região Nordeste. Intenciona-se analisar sua formação acadêmica e profissional, identificando as oportunidades e desafios que os rodeiam, através de aspectos quantitativos e qualitativos. Argumenta-se também, a inserção dos profissionais da informação no mercado de trabalho desse profissional multidisciplinar, detentor da capacidade de organizar a informação e o fluxo de navegação em ambientes virtuais, capaz ainda de categorizar e trabalhar com hierarquia de informações em websites. A metodologia utilizada para levantamento e análise de tais fatores consistiu em uma pesquisa direcionada a profissionais que atuam como Arquitetos da Informação em empresas que trabalham com o desenvolvimento de soluções para Web em toda região Nordeste. Por conclusão, identificou-se que o Arquiteto da Informação participa de um mercado emergente e de futuro promissor, no qual profissionais da informação se encaixam com excelência no perfil que a área requer. No entanto, falta maior apoio acadêmico a esta atividade e interesse dos próprios profissionais que trabalham com informação a se adequarem ao manuseio dos recursos tecnológicos necessários para a prática da profissão. Palavras-chave: Arquitetura da Informação. Profissional da Informação. World Wide Web.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-05-30

Como Citar

FALCÃO JUNIOR, M. A. G. O perfil do arquiteto da informação na web da região nordeste: oportunidades e desafios para profissionais da informação. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17504. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

GT 5 - Currículo: ensino e debate sobre a formação dos alunos estudantes de Biblioteconomia, Documentação...