As dificuldades na elaboração de artigos científicos para alunos de graduação na área da Ciência da Informação: o caso do mini-curso de elaboração de artigos científicos do curso de Gestão da Informação da UFPE
Palavras-chave:
Metodologia de Pesquisa, Temas de Pesquisa em Ciência da Informação, Elaboração de Artigos Científicos.Resumo
Para uma criança que vai dar seus primeiros passos, apesar do medo e ansiedade em se por ereta, a curiosidade e a vontade de trilhar novos caminhos lhe impulsionará a romper todas as barreiras para enfim alcançar seu objetivo. Para um aluno de graduação, elaborar o primeiro artigo científico é da mesma forma, desafiador e instigante. Este artigo tem como objetivo geral entender quais as questões que fazem com que um aluno na área da Ciência da Informação (CI) se propõe a escrever seu primeiro artigo e defendê-lo num evento da área. Como objetivo específico este artigo visa pesquisar e elucidar os métodos, os tipos de pesquisa, as fontes de informação, a normatização e a quantidade de eventos da área da CI no Brasil. Este artigo é o resultado de um esforço coletivo de alunos do curso de Gestão da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que criaram por conta própria, contando com o auxílio do Departamento de Ciência da Informação da UFPE, um mini-curso de elaboração de artigos científicos, com o intuito de buscar através de uma cooperação acadêmica aprender a elaborar um artigo científico e apresentá-lo em um evento da área. Tal pesquisa se justifica por trazer em seu escopo um importante arcabouço de métodos que poderão ser capazes de auxiliar e incentivar estudantes a se tornarem pesquisadores, colaborando com o crescimento quantitativo e qualitativo de produções científicas na área da CI.Downloads
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