Dimensões e abordagens de uma (nova?) Gestão de Unidades de Informação e Cultura (UICS)
reflexões preliminares
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-6658.2021.37065Palavras-chave:
Unidades de Informação e Cultura, Gestão de Unidades de Informação e Cultura, Dimensões e abordagens para Gestão, UICs, ICUsResumo
Objetiva-se com este estudo identificar quais são as principais dimensões relacionadas à gestão de Unidades de Informação e Cultura, considerando o ‘estado da arte’ das abordagens teórico-conceituais sobre o tema. Para isso, realizou-se uma revisão de literatura nas bases de dados Scopus e Scielo, considerando-se publicações entre 2017 e 2021, em língua portuguesa, espanhola e inglesa. Do total de 180 artigos recuperados, 75 foram selecionados para a composição deste trabalho, sendo que, desses, 30 foram lidos em totalidade. Dimensões como ‘usuários’ ‘liderança’ ‘estratégia’ ‘inovação’, ‘colaboradores’, ‘contexto interno’, ‘entorno’, ‘indicadores’ e ‘tecnologia’ foram identificadas como salutares no processo de gestão dessas unidades de informação no atual contexto contemporâneo. Abordagens relacionadas a aprendizagem organizacional, tais como, arquivos de log, metodologia de multicritério em apoio à decisão, balanced scorecard e data envelopment analysis foram apontadas como auxiliadoras no processo de gestão das dimensões identificadas.
Downloads
Referências
AMARAL, F.V.; CORRÊA, E.C.D. Contribuições da Biblioteconomia e Ciência da Informação para a gestão de bibliotecas universitárias. Rev. Dig. Biblioteconomia e CI. v.18. Campinas, SP. 2020. 16 p.
ARAÚJO, C.A.A. Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia: Um diálogo possível. 2014. Ed. Briquet de Lemos. 200 p.
ASHIQ, M.; REHMAN, S.; SAFDAR, M.; ALI, H. Academic library leadership in the dawn of the new millennium: a systematic literature review. The Journal of Academic Librarianship 47 (2021) 102355. p 1-10.
BARNISKIS, S. C. Access and express: Professional perspectives on public library makerspaces and intellectual freedom. Public Library Quarterly, 35, 2016. p. 103–125.
BASSO, A.; CASARIN, F.; FUNARI, S. How well is the museum performing? A joint use of DEA and BSC to measure the performance of museums. Omega 81 (2018) p. 67–84.
BESSI, V. G.; ZIMMER, M. V.; GRISCI, C. L. I. O panóptico digital nas organizações: Espaço-temporalidade e controle no mundo do trabalho contemporâneo. Organizações & Sociedade, 14(42), 2007. p. 83-96.
BIOLCHINI, J.; MIAN, P.G.; NATALI, A.C.C.; TRAVASSOS, G.H. Systematic review in software engineering. System Engineering and Computer Science Department COPPE/UFRJ, Technical Report ES, v. 679, n. 05,2005. p. 45.
BOYLAN, P.J. Introdução. Como Gerir um Museu: Manual Prático.BOYLAN, P.J. (Org.). Paris: ICOM, 2004.
BULTRINI, L.; NEWMAN, W. Knowledge management and library innovation in a changing world. International Federation of Library Associations and Institutions 2020, Vol. 46(1). p 3–4.
COSTA, L.F.; SILVA, A.C.P.; RAMALHO, F.A. Para além dos estudos de uso da informação arquivística: a questão da acessibilidade. Ci. Inf., Brasília, DF, v. 39 n. 2,, maio/ago., 2010. p.129-143.
FAQUETI, M.F.; DUTRA, S.K.W.; ALVES, J.B.M.; CUNHA.C.J.C.A. Aprendizagem organizacional: a experiência vivida por bibliotecários de uma biblioteca universitária. Biblios No 67 (2017). ISSN 1562-4730 (online). p.16 – 29, 2017.
FÉLIX, C. M. C;. SCHEFER, M. C. Gestão democrática: Uma breve revisão de literatura (2010-2019). Revista Prâksis. Novo Hamburgo, a. 17, n. 3, set./dez. 2020. p.69-84.
HERNÁNDEZ, P. A importância da satisfação do usuário. Documentação de Ciências da Informação, 34 2011.p. 349-368.
HOTT, D.F M.; FRAZ, J.N. Acessibilidade, tecnologia assistiva e unidades de informação: articulações à realidade da inclusão. Perspectivas em Ciência da Informação, v.24, n.4. 2019. p. 199-210.
JADHAV, D.; SHENOY, D. Measuring the smartness of a library. Library and Information Science Research 42 (2020) 101036. p.1 -11.
LAGUNAS, E.A.; RODRIGUEZ, J.O.; AGUIRRE, M.C.D. Uma análise da percepção que os usuários locais e externos têm dos serviços de biblioteca em uma macrouniversidade no México. Revista Ibero-americana de Pesquisa e Desenvolvimento Educacional. ISSN 2007-7467 v.9 n.18 Guadalajara, 2019. 12 p.
LUCCHI, E. Environmental Risk Management for Museums in Historic Buildings through an Innovative Approach: A Case Study of the Pinacoteca di Brera in Milan (Italy). Sustainability, 12, 5155. 2020. 22 p.
MARTÍNEZ-COMECHE, J.A. Determinación de grupos de usuarios de bibliotecas digitales mediante el análisis de ficheros log. Revista Española de Documentación Científica 40(3), 2017. 19 p.
MITRA, S.; BANERJEE, S. Information Management in Special Archives of Kolkata: A Case Study. DESIDOC Journal of Library & Information Technology, Vol. 39, No. 3. May 2019. p. 139-142.
MORILLAS, J.L.H. Estrategias sobre colecciones en bibliotecas universitarias españolas. Revista Española de Documentación Científica 44(1), 2021. p. 1-16.
MOURA-PAULA, M.J.; MOREIRA, P.A.A.; FERRAZ, D.L.S. Técnicas de gestão e silenciamento organizacional: o relato de um gerente. 2017. Revista Organizações & Sociedade 27(93),ISSN 1984-9230. p. 216-230. 2020.
PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V.; BERRY, L. Um modelo conceitual de qualidade de serviço e suas implicações para pesquisas futuras. Journal of Marketing , 49 (4), 1985. p. 41-50.
PEREIRA, C.P.C.; VARVAKIS, G. Avaliação e tomada de decisão em uma biblioteca universitária a partir de indicadores de desempenho. Transinformação vol.30 no.2 Campinas. 2018. 14 p.
SANTA ANNA, J. Relações paradigmáticas entre Arquivologia e Ciência da Informação: a vivência prática de um arquivo. Biblios N. 72 (2018) ISSN 1562-4730. p. 51 - 66.
SILVEIRA, M.M.; VIANNA, W.B. Construção e legitimação de modelo multicritério para a gestão da inovação em bibliotecas. Revista Interamericana de Bibliotecología, 42(3). p 223-234. 2019.
SOUZA, R.M.; ORNSTEIN, S.W. Gestão de museus a partir da aplicação da Avaliação Pós-Ocupação. O caso do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí, São Paulo. An. mus. paul. vol.28 São Paulo. Epub Apr 06, 2020. 32 p.
VARHEIM, A.; SKARE, R. LENSTRA, N. Examining libraries as public sphere institutions: Mapping questions, methods, theories, findings, and research gaps. Library and Information Science Research 41 (2019). p. 93–101.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Larissa Fernandes Dutra, Frederico César Mafra Pereira, Anna Carolina Thomaz de Melo Dias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.