Comportamento para se informar em Museus
reflexões sobre a necessidade, busca e uso da informação pelo público usuário
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-6658.2022.36237Palavras-chave:
estudos de usuários, comportamento informacional em museus, modelos de comportamento para se informarResumo
Estudar o comportamento para se informar do visitante de museus – à luz da Ciência da Informação - consiste na problemática deste artigo. Objetiva-se, portanto, selecionar trabalhos dedicados à compreensão dos processos de identificação da necessidade, busca e uso de informação, debatendo-as no âmbito do museu e seus sistemas de informação ao público. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, utilizando-se as palavras-chaves “comportamento informacional”, “modelos de busca e uso de informações”, “modelos de comportamento para se informar” e “comportamento para se informar em museus”, nas bases Scopus, Scielo e Google Scholar. Como resultado, propõe-se um modelo de comportamento para se informar do público museal, salientando os aspectos cognitivos, emocionais e situacionais que gravitam na prática informacional nesses ambientes. Justifica-se, pois apresenta noções relevantes aos gestores dessas entidades, levantando discussões sobre quais fatores determinam a relação do visitante de museu na sua busca por informação, corroborando o levantamento de insights para a melhoria dos serviços informacionais destes espaços.
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