Comportamento para se informar em Museus

reflexões sobre a necessidade, busca e uso da informação pelo público usuário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-6658.2022.36237

Palavras-chave:

estudos de usuários, comportamento informacional em museus, modelos de comportamento para se informar

Resumo

Estudar o comportamento para se informar do visitante de museus – à luz da Ciência da Informação - consiste na problemática deste artigo. Objetiva-se, portanto, selecionar trabalhos dedicados à compreensão dos processos de identificação da necessidade, busca e uso de informação, debatendo-as no âmbito do museu e seus sistemas de informação ao público. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, utilizando-se as palavras-chaves “comportamento informacional”, “modelos de busca e uso de informações”, “modelos de comportamento para se informar” e “comportamento para se informar em museus”, nas bases Scopus, Scielo e Google Scholar. Como resultado, propõe-se um modelo de comportamento para se informar do público museal, salientando os aspectos cognitivos, emocionais e situacionais que gravitam na prática informacional nesses ambientes. Justifica-se, pois apresenta noções relevantes aos gestores dessas entidades, levantando discussões sobre quais fatores determinam a relação do visitante de museu na sua busca por informação, corroborando o levantamento de insights para a melhoria dos serviços informacionais destes espaços.

Biografia do Autor

  • Larissa Fernandes Dutra, Universidade Federal de Minas Gerais

    Turismóloga pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Mestre em Gestão e Organização do Conhecimento pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (2018). Doutoranda em Gestão e Organização do Conhecimento pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Membro dos grupos de pesquisa Turismo, economia, cultura e território (CNPq) e Estudos em Museologia, Arte e Estética na Tecnologia, Educação e Ciência (MUSAETEC - ECI UFMG).

  • Frederico César Mafra Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG, Bacharel em Ciências Econômicas pela FACE-UFMG, e Especialista em Gestão Estratégica de Marketing pelo CEPEAD-UFMG. Educador há 19 anos, atualmente como Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais, na Escola de Ciência da Informação, Departamento de Tecnologia e Gestão da Informação (DTGI), e como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa Gestão & Tecnologia da Informação e Comunicação (GETIC). Membro do Comitê Editorial da Revista REUNA (desde março de 2020), e produtor de conteúdo em mídias digitais, além de atuar como palestrante.

Referências

BARBOSA, T. K. Oferta e demanda de informação da Biblioteca Virtual em Saúde: BVS Bioética e Diplomacia em Saúde. Dissertação Mestrado Ciência da Informação – Universidade de Brasília. Brasília, 2012.

BELKIN, N. J. Anomalous states of knowledge as a basis for information retrieval. Canadian Journal of Information Science, v.5, p.133-143, 1980.

CHOO, C. W. Research in information and Knowledge Management. Brasília-DF, 2006.

DANTAS, E. B. Gestão da informação sobre a satisfação de clientes e orientação para o Mercado. Tese (Doutorado em CI) - Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

DERVIN, B. From the mind’ eye of the user: the Sense-Making qualitative-quantitative methodology. In: GLAZIER, J.D., POWELL, R.R. (orgs.). Qualitative Research in Information Management. Englewood: Libraries, p.61-84, 1992.

FERNÁNDEZ, L. A. Introducción a la nueva museología. Madrid: Alianza Editorial, 1999.

FERREIRA, S. M. S. P. Novos paradigmas e novos usuários de informação. Ciência da Informação - Vol 25, 2, 1995.

FORMULÁRIO DE VISITAÇÃO ANUAL (FVA) - Resultados 2017. Disponível em: < https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2018/07/RESULTADOS-FVA-20171.pdf> Acesso: 11/10/2020.

GARCIA, G. P. C.; SANTANA, Y. D. Os usuários da Informação no arquivo: perspectivas de aproximação e aplicação no âmbito dos estudos da Ciência da Informação. V. 8, 2; 2018; e-Ciencias de la Información.

GOUVEIA JUNIOR, M.; GALINDO, M. Sistemas memorias como disseminadores de informação. TransInformação, Campinas, 24(3):207-217, 2012.

ICOM, International Council of Museums. Declaração de Quebec – Quebec, 1984.

KUHLTHAU, C. C. A Principle of Uncertainty for Information Seeking. Journal of Documentation, v.49, n.4, p.339-355, 1993.

MARQUES, I. C. O museu como sistema de informação. Dissertação Mestrado em Museologia –Universidade do Porto. Portugal, 2010.

NASCIMENTO, N. M.; VITORIANO, M. C. C. P. Comportamento informacional nas organizações: a busca e o uso de informações no processo de avaliação documental. ÁGORA, Florianópolis, v. 27, n. 54, p. 126-157, 2017.

OHTOSHI, P. H. O comportamento informacional: estudo com especialistas em segurança da informação e criptografia integrantes da RENASIC/COMSIC. Dissertação (Mestrado Ciência da Informação) Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

PADILHA, R. C.; CAFÉ, L.; SILVA, E. L. O papel das instituições museológicas na sociedade da informação/conhecimento. Perspectivas em Ciência da Informação, v.19, n.2, p.68-82, 2014.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Rio Grande do Sul, 2013.

ROLIM, E. A.; CENDON, B. V. Modelos teóricos de estudos de usuários na ciência da informação. DataGramaZero, v.14 n.2 2013.

TAYLOR, R.S. Information Use Environments. In: DERVIN, B.; VOIGT, M.J. (Orgs.). Progress in Communication Science. Norwood: Ablex, p.217-255, 1991.

WILSON, T. D. Models in information behavior reserch. Journal of Documentation, London, v.55, n.3, p.249-270, 1999.

WILSON, T. D. On user studies and information needs. Journal of Documentation, London, v. 37, n.1, p. 3-15, 1981.

Downloads

Publicado

2022-08-09

Como Citar

Comportamento para se informar em Museus: reflexões sobre a necessidade, busca e uso da informação pelo público usuário. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 12, 2022. DOI: 10.35699/2237-6658.2022.36237. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/36237. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)