Modelo de negócios plataforma
dimensões e tendências
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-6658.2021.37140Palavras-chave:
Transformação Digital, Modelos de Negócio., Plataforma, Revisão de literaturaResumo
Em plena era de transformação digital, as organizações precisam melhorar as formas de criação de valor para obter competitividade, mudando sua maneira de fazer negócios eliminando o risco de ruptura, e se adaptando aos novos comportamentos dos clientes. Neste contexto, destaca-se o crescimento dos Modelos de Negócios Plataforma. Assim, o objetivo deste artigo é apresentar e analisar as características das organizações cujo modelo de negócio se caracteriza como do ‘tipo plataforma’. Para tanto, foi realizada revisão da literatura nas bases EBSCO, ACM DIGITAL LIBRARY, WEB OF SCIENCE, SCOPUS E LISA, a fim de melhor identificar e caracterizar tais características e fenômenos referentes às empresas digitais. Os resultados identificaram que ‘experiência do cliente’, ‘dados’, ‘competitividade’, ‘conteúdo’ e ‘inovação’ são elementos a serem considerados em um Modelo de Negócios Plataforma.
Downloads
Referências
BIOLCHINI, J. et al. Systematic review in software engineering. System Engineering and Computer Science Department COPPE/UFRJ, Technical Report ES, v. 679, n. 05, p. 45, 2005.
BUNTAK, Krešimir; KOACIC, M.; MARTINCEVIC, I. The impact of digital transformation on knowledge management in organization. Advances in Business-Related Scientific Researcher Journal, v. 11, n. 1, p. 36, 2020.
HILALI, Wail El; MANOUAR, Abdellah El. Digital business models: definitions, drivers and new trends. In: Proceedings of the 4th International Conference on Smart City Applications. 2019. p. 1-6.
IBARRA, Dorleta; GANZARAIN, Jaione; IGARTUA, Juan Ignacio. Business model innovation through Industry 4.0: A review. Procedia Manufacturing, v. 22, p. 4-10, 2018.
KOTARBA, Marcin. Digital transformation of business models. Foundations of management, v. 10, n. 1, p. 123-142, 2018.
KUSHWAHA, Pooja et al. Exploring the Role of Knowledge Sharing in Digital Era: A Conceptual Study. Digital Transformation of Business in India: Opportunities and Challenges, 2017.
LANAMÄKI, Arto et al. Examining relational digital transformation through the unfolding of local practices of the Finnish taxi industry. The Journal of Strategic Information Systems, v. 29, n. 3, p. 101622, 2020.
OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves; TUCCI, Christopher L. Clarifying business models: Origins, present, and future of the concept. Communications of the association for Information Systems, v. 16, n. 1, p. 1, 2005.
OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves. Business model generation: a handbook for visionaries, game changers, and challengers. John Wiley & Sons, 2010.
PARKER, Geoffrey G.; VAN ALSTYNE, Marshall W.; CHOUDARY, Sangeet Paul. Plataforma: a revolução da estratégia. Alta Books, 2019.
RUGGIERI, Roberto et al. The impact of digital platforms on business models: An empirical investigation on innovative start-ups. Management & Marketing, v. 13, n. 4, 2018.
RUZGAS, Tomas; JAKUBĖLIENĖ, Kristina; BUIVYTĖ, Aistė. Big data mining and knowledge discovery. Journal of Communications Technology, Electronics and Computer Science, v. 9, p. 5-9, 2016.
SCHALLMO, A.; DANIEL, R. Digital Transformation Now! Guiding the Successful Digitalization of YourBusiness Model. Springer Science+ Business Media, LLC, 2018.
TEECE, David J. Business models, business strategy and innovation. Long range planning, v. 43, n. 2-3, p. 172-194, 2010.
YORDANOVA, Stanimira; STEFANOVA, Kameliya. Major technologies and practical aspects of the digital transformation of business in a big data environment. Business Management, DA Tsenov Academy of Economics, Svishtov, Bulgaria, n. 1, p. 5-24, 2019.
ZAKI, Mohamed. Digital transformation: harnessing digital technologies for the next generation of services. Journal of Services Marketing, 2019.
ZOTT, Christoph; AMIT, Raphael; MASSA, Lorenzo. The business model: recent developments and future research. Journal of management, v. 37, n. 4, p. 1019-1042, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Alson Luis de Deus, Frederico Cesar Mafra Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.