Modelo de negócios plataforma

dimensões e tendências

Autores

  • Alson Luis de Deus Universidade Federal de Minas Gerais
  • Frederico Cesar Mafra Pereira Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-1971-8069

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-6658.2021.37140

Palavras-chave:

Transformação Digital, Modelos de Negócio., Plataforma, Revisão de literatura

Resumo

Em plena era de transformação digital, as organizações precisam melhorar as formas de criação de valor para obter competitividade, mudando sua maneira de fazer negócios eliminando o risco de ruptura, e se adaptando aos novos comportamentos dos clientes. Neste contexto, destaca-se o crescimento dos Modelos de Negócios Plataforma. Assim, o objetivo deste artigo é apresentar e analisar as características das organizações cujo modelo de negócio se caracteriza como do ‘tipo plataforma’. Para tanto, foi realizada revisão da literatura nas bases EBSCO, ACM DIGITAL LIBRARY, WEB OF SCIENCE, SCOPUS E LISA, a fim de melhor identificar e caracterizar tais características e fenômenos referentes às empresas digitais. Os resultados identificaram que ‘experiência do cliente’, ‘dados’, ‘competitividade’, ‘conteúdo’ e ‘inovação’ são elementos a serem considerados em um Modelo de Negócios Plataforma.

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Publicado

2021-12-04

Como Citar

DEUS, A. L. de .; PEREIRA, F. C. M. Modelo de negócios plataforma: dimensões e tendências. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, n. Especial, 2021. DOI: 10.35699/2237-6658.2021.37140. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/37140. Acesso em: 19 abr. 2024.