Aspectos da dimensão dos ‘Dados’ na transformação digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-6658.2021.37170

Palavras-chave:

Dados, Transformação Digital, Tecnologias, Big Data

Resumo

Os dados são considerados um ativo fundamental das organizações e, como tal, demandam a elaboração de uma estratégia própria, a qual deve considerar o seu levantamento, seu uso como camada preditiva, sua aplicação na inovação, além da combinação entre departamentos. Considerando o contexto da transformação digital, o objetivo deste artigo é apresentar e analisar as características do domínio dos ‘Dados’ na transformação digital. Para tanto, foi realizada revisão de literatura nas bases SCOPUS e WEB OF SCIENCE. Os resultados confirmam a relevância dos ‘Dados’ para a transformação digital, com destaque para a interface com big data e Inteligência Artificial, e seu alinhamento com as estratégias de negócio, de tecnologia da informação e competências das equipes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVARENGA NETO, R.C.D. Gestão do conhecimento em organizações: proposta de mapeamento conceitual integrativo. 2005, 400f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.

ARMSTRONG, P. Dominando as tecnologias disruptivas: aprenda a compreender, avaliar e tomar as melhores decisões sobre qualquer tecnologia que possa impactar o seu negócio. 1ª ed. São Paulo: Autêntica Business, 2019. 301p.

CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. 2ª ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2006. 172p.

DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. 13ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

FONSTAD, N. Torne-se uma empresa “future-ready”: Inove mais rápido e com maior valor. Palestra proferida no evento Frontiers Unlocked 2, jul. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nxqwZD8DU84&list=PLaS4cVm0SwrKyExkN1NjiBQEjMOr3PiOK. Acesso em 18 jul. 2020.

ISMAIL, S.; MALONE, M.S.; VAN GEEST, Y. Organizações exponenciais: por que elas são 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas que a sua (e o que fazer a respeito). 1ª ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019. 288p.

KAUFMANN, M. Big Data Management Canvas: A Reference Model for Value Creation from Data. Big Data Cogn. Comput. 2019, 3, 19. mar 19. Disponível em https://doi.org/10.3390/bdcc3010019. Acesso em 25 mai. 2021

KITSIOS, F.; KAMARIOTOU, M. Artificial Intelligence and Business Strategy towards Digital Transformation: A Research Agenda. Sustainability, 13, 2025, fev. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su13042025. Acesso em 25 mai. 2021

SCHWAB, K. A quarta revolução industrial. 1ª ed. São Paulo: Edipro, 2016. 193p.

KLEE, S. JANSON, A. LEIMEISTER, J. M. How Data Analytics Competencies Can Foster Business Value – A Systematic Review and Way Forward. Information Systems Management. mar. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10580530.2021.1894515. Acesso em 27 mai. 2021

PROBST, G.; RAUB, S.; ROMHART, K. Gestão do conhecimento: os elementos construtivos do sucesso. Porto Alegre: Bookman, 2002.

ROGERS, D. L. Transformação Digital: repensando seu negócio para a era digital. 1ª ed. São Paulo: Autêntica Business, 2019. 329p

SETZER, V.W. Dado, informação, conhecimento e competência. Rio de Janeiro, Data Grama Zero – Revista de Ciência da Informação, 1999. Recuperado de: http://www.dgz.org.br/dez99/ Art_01.htm. Acesso em 07 mar. 2015.

WEILL, P. WOERNER, S. Future ready? Pick your pathway for digital business transformation. Volume XVII, nº 9, 21 de setembro de 2017. Disponível em: https://cisr.mit.edu/publication/2017_0901_DigitalPathways_WeillWoerner. Acesso em 27 jul. 2020.

WIMELIUS, H. MATHIASSEN, L. HOLMSTRÖM, J. KEIL, M. A paradoxical perspective on technology renewal in digital transformation. Information Systems Journal, 31, :198–225, ago. 2020.Disponível em: https://doi.org/10.1111/isj.12307. Acesso em 27 mai. 2021

WESSEL, L; BAIYERE, A; OLOGEANU-TADDEI, R; CHA, J; BLEGIND JENSEN, T. Unpacking the Difference Between Digital Transformation and IT-Enabled Organizational Transformation. Journal of the Association for Information Systems. mar. 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/339947001_Unpacking_the_Difference_Between_Digital_Transformation_and_IT-Enabled_Organizational_Transformation. Acesso em 27 mai. 2021

Downloads

Publicado

2021-12-04

Como Citar

OLIVEIRA, B. X. de .; PEREIRA, F. C. M. . Aspectos da dimensão dos ‘Dados’ na transformação digital. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, n. Especial, 2021. DOI: 10.35699/2237-6658.2021.37170. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/37170. Acesso em: 24 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)