Aspectos da dimensão dos ‘Dados’ na transformação digital
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-6658.2021.37170Palavras-chave:
Dados, Transformação Digital, Tecnologias, Big DataResumo
Os dados são considerados um ativo fundamental das organizações e, como tal, demandam a elaboração de uma estratégia própria, a qual deve considerar o seu levantamento, seu uso como camada preditiva, sua aplicação na inovação, além da combinação entre departamentos. Considerando o contexto da transformação digital, o objetivo deste artigo é apresentar e analisar as características do domínio dos ‘Dados’ na transformação digital. Para tanto, foi realizada revisão de literatura nas bases SCOPUS e WEB OF SCIENCE. Os resultados confirmam a relevância dos ‘Dados’ para a transformação digital, com destaque para a interface com big data e Inteligência Artificial, e seu alinhamento com as estratégias de negócio, de tecnologia da informação e competências das equipes.
Referências
ALVARENGA NETO, R.C.D. Gestão do conhecimento em organizações: proposta de mapeamento conceitual integrativo. 2005, 400f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.
ARMSTRONG, P. Dominando as tecnologias disruptivas: aprenda a compreender, avaliar e tomar as melhores decisões sobre qualquer tecnologia que possa impactar o seu negócio. 1ª ed. São Paulo: Autêntica Business, 2019. 301p.
CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. 2ª ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2006. 172p.
DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. 13ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
FONSTAD, N. Torne-se uma empresa “future-ready”: Inove mais rápido e com maior valor. Palestra proferida no evento Frontiers Unlocked 2, jul. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nxqwZD8DU84&list=PLaS4cVm0SwrKyExkN1NjiBQEjMOr3PiOK. Acesso em 18 jul. 2020.
ISMAIL, S.; MALONE, M.S.; VAN GEEST, Y. Organizações exponenciais: por que elas são 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas que a sua (e o que fazer a respeito). 1ª ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019. 288p.
KAUFMANN, M. Big Data Management Canvas: A Reference Model for Value Creation from Data. Big Data Cogn. Comput. 2019, 3, 19. mar 19. Disponível em https://doi.org/10.3390/bdcc3010019. Acesso em 25 mai. 2021
KITSIOS, F.; KAMARIOTOU, M. Artificial Intelligence and Business Strategy towards Digital Transformation: A Research Agenda. Sustainability, 13, 2025, fev. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su13042025. Acesso em 25 mai. 2021
SCHWAB, K. A quarta revolução industrial. 1ª ed. São Paulo: Edipro, 2016. 193p.
KLEE, S. JANSON, A. LEIMEISTER, J. M. How Data Analytics Competencies Can Foster Business Value – A Systematic Review and Way Forward. Information Systems Management. mar. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10580530.2021.1894515. Acesso em 27 mai. 2021
PROBST, G.; RAUB, S.; ROMHART, K. Gestão do conhecimento: os elementos construtivos do sucesso. Porto Alegre: Bookman, 2002.
ROGERS, D. L. Transformação Digital: repensando seu negócio para a era digital. 1ª ed. São Paulo: Autêntica Business, 2019. 329p
SETZER, V.W. Dado, informação, conhecimento e competência. Rio de Janeiro, Data Grama Zero – Revista de Ciência da Informação, 1999. Recuperado de: http://www.dgz.org.br/dez99/ Art_01.htm. Acesso em 07 mar. 2015.
WEILL, P. WOERNER, S. Future ready? Pick your pathway for digital business transformation. Volume XVII, nº 9, 21 de setembro de 2017. Disponível em: https://cisr.mit.edu/publication/2017_0901_DigitalPathways_WeillWoerner. Acesso em 27 jul. 2020.
WIMELIUS, H. MATHIASSEN, L. HOLMSTRÖM, J. KEIL, M. A paradoxical perspective on technology renewal in digital transformation. Information Systems Journal, 31, :198–225, ago. 2020.Disponível em: https://doi.org/10.1111/isj.12307. Acesso em 27 mai. 2021
WESSEL, L; BAIYERE, A; OLOGEANU-TADDEI, R; CHA, J; BLEGIND JENSEN, T. Unpacking the Difference Between Digital Transformation and IT-Enabled Organizational Transformation. Journal of the Association for Information Systems. mar. 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/339947001_Unpacking_the_Difference_Between_Digital_Transformation_and_IT-Enabled_Organizational_Transformation. Acesso em 27 mai. 2021
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Bruna Xavier de Oliveira, Frederico Cesar Mafra Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.