Elementos que fundamentam o Serviço de Referência a partir das Leis da Biblioteconomia
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-6658.2021.37185Palavras-chave:
Serviço de Referência, Fundamentos do Serviço de Referência, Leis da Biblioteconomia, Acesso à informaçãoResumo
O Serviço de Referência constitui um dos fatores que mais contribui para o desenvolvimento das bibliotecas, sobretudo por estimular o acesso à informação. Mesmo com essa contribuição, a origem desse serviço é bastante remota, pois antecede a formulação dos princípios que fundamentam a Biblioteconomia Moderna. Portanto, questionam-se as correlações entre o Serviço de Referência e as Leis da Biblioteconomia, com o objetivo de identificar o que as leis mencionam sobre esse serviço. Mediante aplicação de pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo, os resultados revelaram aproximações entre os dois temas, cujos aspectos fundamentais do serviço são: a interação; o treinamento; a promoção do uso; o atendimento, equipe treinada e infraestrutura; e a integração. Pelas inferências, conclui-se que o Serviço de Referência e as leis são indissociáveis e se complementam mediante uma relação teórico-prática, ou seja, o serviço manifesta-se como o espelho das leis, ao oportunizar a execução do que elas mencionam.
Downloads
Referências
ACCART, Jean-Philippe. Serviço de referência: do presencial ao virtual. Brasília (DF): Briquet de Lemos/Livros, 2012.
ANYIM, Wo. Application of Interpersonal Communication in Reference and Information Services in University Libraries. Library Philosophy and Practice, [S. l.], v. 17, n. 93, jan./dez. 2018. Disponível em: https://digitalcommons.unl.edu/libphilprac/1793/. Acesso em: 21 jun. 2021.
ARISTÓTELES, Yoçi. Metafísica. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
DENG, Liya. The Evolution of Library Reference Services: From General to Special, 1876–1920s. Libri, [S. l.], v. 64, n. 3, p. 254-262, mar. 2014. Disponível em: https://www.degruyter.com/document/doi/10.1515/libri-2014-0019/html. Acesso em: 23 jun. 2021.
FIGUEIREDO, Nice. A modernidade das cinco leis de Ranganathan. Ciência da Informação, Brasília, v. 21, n. 3, p. 186-191, set./dez. 1992.
FIGUEIREDO, Nice. Serviços de referência e informação. São Paulo: Polis, 1994.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GREEN, Samuel. Personal relations between librarians and readers. American Library Journal, [S. l.], v. 1, n. 2-3, p. 74-81, jan./jun. 1876.GROGAN, Denis. A prática do serviço de referência. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2001.
HÓQUEI, Julie Michelle. Transforming library enquiry services: anywhere, anytime, any device. Library Management, [S. l.], v. 37, n. 3, p. 125-135, mar. 2016. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/LM-04-2016-0021/full/html. Acesso em: 23 jun. 2021.
ISLAM, Nazmul et al. Compatibility Analysis of Virtual Reference Services in ABCD Software-Based Website. In: CHIGWADA, Josiline Phiri; NWAOHIRI, Ngozi Maria (Ed.). Examining the impact of industry 4.0 on academic libraries. Bingley: Emerald Publishing Limited, 2021. p. 63-76.
JOHNSON, Anna Marie. Connections, Conversations, and Visibility: How the Work of Academic Reference and Liaison Librarians Is Evolving. Reference & User Services Quarterly, [S. l.], v. 58, n. 2, p. 91-102, jul./dez. 2020. Disponível em: https://journals.ala.org/index.php/rusq/article/view/6929/9382. Acesso em: 21 jun. 2021.
KHAN, Asad et al. Factors influencing the adoption of digital reference services among the university librarians in Pakistan. The Electronic Library, [S. l.], v. 35, n. 6, p. 1225-1246, jun. 2017. Disponível em: https://www.emeraldinsight.com/doi/full/10.1108/EL-05-2016-0112. Acesso em: 22 jun. 2021.
LI, Hong; CHEN, Icon Zhenying; GUO, Quanzhen. The Evolution and Approaches of Information Analysis Service of University Libraries in China. Science & Technology Libraries, [S. l.], v. 10, p. 1-14, jan./dez. 2020. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/0194262X.2020.1830921?casa_token=x81SgAHYgtYAAAAA%3AU1JxuYc3GYcT38fF2uWN0oLRnPwcUf72cRIbq8AqocyqeyuD9QcpyAkRKVHAMVyos_jsBd41Tt1HIrE&journalCode=wstl20. Acesso em: 24 jun. 2021.
LUCAS, Elaine Rosangela de Oliveira; CORRÊA, Elisa Cristina Delfini; EGGERT-STEINDEL, Gisela. Apropriações de Ranganathan na Biblioteconomia e Ciência da Informação na Índia: um cenário. In: LUCAS, Elaine Rosangela de Oliveira; CORRÊA, Elisa Cristina Delfini; EGGERT-
STEINDEL, Gisela (Org.). As contribuições de Ranganathan para a Biblioteconomia: reflexões e desafios. São Paulo: FEBAB, 2016. p. 6-20.
MARTINS, Wilson. A palavra escrita: história do livro, da imprensa e da biblioteca. São Paulo: Ática, 1998.
RANGANATHAN, Shiyali Ramamrita. As cinco leis da Biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos Livros, 2009.
RANGANATHAN, Shiyali Ramamrita. Reference service. 2. ed. London: [S. n.], 1961.
RANGANATHAN, Shiyali Ramamrita. The five laws of library science. New Delhi: Ess Ess Publication, 1931.
RIZZI, Iuri Rocio Franco. As cinco leis da Biblioteconomia no Brasil. In: LUCAS, Elaine Rosangela de Oliveira; CORRÊA, Elisa Cristina Delfini; EGGERT-STEINDEL, Gisela (Org.). As contribuições de Ranganathan para a Biblioteconomia: reflexões e desafios. São Paulo: FEBAB, 2016. p. 30-42.
SABBAG, Deise Maria Antonio; CASTRO FILHO, Claudio Marcondes de. Um clássico sólido para um mundo líquido. In: LUCAS, Elaine Rosangela de Oliveira; CORRÊA, Elisa Cristina Delfini;
EGGERT-STEINDEL, Gisela (Org.). As contribuições de Ranganathan para a Biblioteconomia: reflexões e desafios. São Paulo: FEBAB, 2016. p. 21-29.
SANTOS, Izabel Lima dos; SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. O Serviço de Referência no contexto das bibliotecas universitárias federais do nordeste brasileiro. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 16, p. 1-27, jan./dez. 2021. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1483/1238. Acesso em: 20 jun. 2021.
SHERA, Jesse. Foundations of a theory of reference service. Texas Library Association: reference, research and regionalism. In: CONFERENCE, 53., 1966, Austin. Anais [...]. Austin: [S. n.], 1966.
SILVA, Fernanda Daniel da; LIMA, Marcia Heloisa Tavares de Figueiredo. Uma proposta de serviço de referência virtual para as bibliotecas da universidade federal fluminense. Páginas A&B, Arquivos e Bibliotecas, [S. l.], n. especial, p. 86-98, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/69067. Acesso em: 21 jun. 2021.
SIQUEIRA, Jéssica Câmara. Repensando o serviço de referência: a possibilidade virtual. PontodeAcesso, Salvador, v. 4, n. 2, p. 116-130, set. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/4238. Acesso em: 22 jun. 2021.
TARGINO, Maria das Graças. Ranganathan continua em cena. Ciência da Informação, Brasília, v. 1, n. 1, p. 122-124, jan./jun. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/Tb8frLSnBcpVYVnWZcGSNVJ/?lang=pt. Acesso em: 20 jun. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Jorge Santa Anna, Célia da Consolação Dias, Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.