ARQUIVOS E BIBLIOTECAS NO CONTEXTO DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: ENLACES PARADIGMÁTICOS

Autores

  • Jorge Santa Anna Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Pontos paradigmáticos.

Resumo

Pretende-se, a partir deste estudo, identificar, no âmbito de um arquivo e de uma biblioteca pública, os pontos paradigmáticos oriundos da Ciência da Informação, os quais ampliam as práticas profissionais realizadas nessas unidades. Apresenta referencial teórico acerca dos paradigmas da Arquivologia, da Biblioteconomia e da Ciência da Informação. Realiza estudo de caso, por meio da técnica da observação, através de duas visitas em cada uma das unidades. Os resultados confirmaram que os pontos paradigmáticos existentes em ambas as unidades diz respeito à preocupação acentuada com a recuperação da informação e forte tendência à informatização. As demais práticas realizadas demonstram um aspecto tecnicista, operacional, cujo foco principal das atenções tem sido atribuído ao documento e sua gestão no âmbito das tecnologias, não sendo contempladas questões cognitivas e pedagógicas direcionadas ao usuário, como também não tem sido dada atenção especial ao fluxo e canais de informação e ao processo comunicativo, o que afere uma falha quanto à transferência e uso da informação. Em linhas gerais, esses aspectos demonstram uma aproximação com o paradigma físico da informação e um distanciamento com o paradigma cognitivo e social propostos pela Ciência da Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Santa Anna, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2012). Atualmente, é instrutor de cursos sobre Normalização e Editor de Textos para Trabalhos Acadêmicos e Redação Oficial no Departamento de Pessoas da UFES; mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); bolsista do projeto elaboração e implantação de uma política de periódicos e construção do portal de periódicos de Minas Gerais, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG); membro do grupo de pesquisa Informação e sistemas de informação: Estudos de usuários e usos, financiado pelo CNPQ; atua no ramo da consultoria informacional, com foco em normalização, estruturação e revisão de projetos e pesquisas acadêmico-científicas; ministra aulas, cursos e treinamentos sobre metodologia científica e leciona nos cursos de Biblioteconomia e Administração; e é revisor e assessor do periódico Pró-Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES . Tem experiência na área de consultoria de acervos bibliográficos, normalização e revisão de trabalhos científicos. Realiza pesquisa em diferentes temáticas da Ciência da Informação, trabalhando principalmente com os seguintes temas: formação continuada, tratamento da informação, fazer bibliotecário, tecnologia da informação, formação e desenvolvimento de coleções e organização da informação e do conhecimento, com foco nas novas formas de representação e linguagem documentária direcionadas à gestão de coleções digitais.

Downloads

Publicado

2019-07-30

Como Citar

SANTA ANNA, J. ARQUIVOS E BIBLIOTECAS NO CONTEXTO DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: ENLACES PARADIGMÁTICOS. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 9, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17043. Acesso em: 26 maio. 2024.