ARQUIVOS E BIBLIOTECAS NO CONTEXTO DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: ENLACES PARADIGMÁTICOS
Palavras-chave:
Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Pontos paradigmáticos.Resumo
Pretende-se, a partir deste estudo, identificar, no âmbito de um arquivo e de uma biblioteca pública, os pontos paradigmáticos oriundos da Ciência da Informação, os quais ampliam as práticas profissionais realizadas nessas unidades. Apresenta referencial teórico acerca dos paradigmas da Arquivologia, da Biblioteconomia e da Ciência da Informação. Realiza estudo de caso, por meio da técnica da observação, através de duas visitas em cada uma das unidades. Os resultados confirmaram que os pontos paradigmáticos existentes em ambas as unidades diz respeito à preocupação acentuada com a recuperação da informação e forte tendência à informatização. As demais práticas realizadas demonstram um aspecto tecnicista, operacional, cujo foco principal das atenções tem sido atribuído ao documento e sua gestão no âmbito das tecnologias, não sendo contempladas questões cognitivas e pedagógicas direcionadas ao usuário, como também não tem sido dada atenção especial ao fluxo e canais de informação e ao processo comunicativo, o que afere uma falha quanto à transferência e uso da informação. Em linhas gerais, esses aspectos demonstram uma aproximação com o paradigma físico da informação e um distanciamento com o paradigma cognitivo e social propostos pela Ciência da Informação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.