Do desenvolvimento de coleções à formação de acervo afrocentrado

uma análise do Sistema de Bibliotecas Universitárias da Universidade Federal do Ceará

Autores

  • Lyvia Ravena de Sousa Martins Universidade Federal do Ceará
  • Italo Teixeira Chaves Universidade Federal da Paraíba
  • Heliomar Cavati Sobrinho Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-6658.2022.39923

Palavras-chave:

Acervo afrocentrado, Desenvolvimento de coleções, Biblioteca universitária

Resumo

Desenvolvimento de coleções são ações necessárias no contexto das Bibliotecas Universitárias (BU), é preciso atenção para o avanço do conhecimento e a pertinência e atualidade das obras. Diante disso, é preciso compreender alguns temas que são emergentes nas pesquisas atuais e sua presença nos catálogos das BUs. Tem-se como objetivo central apresentar indicadores quantitativos sobre acervo afrocentrado presente na Universidade Federal do Ceará (UFC), bem como as possíveis problemáticas envolvendo esse tema. Realiza um levantamento bibliográfico e exploratório das obras afrocentradas disponíveis no acervo do sistema de bibliotecas universitárias da UFC, a partir de buscadores como “negro”, “negritude”, “identidade racial”, dentre outros que centralizam os aspectos raciais. Foram recuperados um total de 543 documentos, onde a maioria foi relativo ao buscador negro. Os documentos afrocentrados foram aumentando exponencialmente com o passar do tempo, sendo a Biblioteca de Ciências Humanas a principal unidade com esse tipo de acervo, embora, o número ainda seja pequeno e pouco diverso considerando a demanda e as pesquisas desenvolvidas. Por fim, destaca a necessidade e urgência da criação de uma coleção afrocentrada no âmbito da UFC. O acervo já existente nas unidades de informação auxilia, de certa maneira, na preservação e difusão da história e da memória dos povos de origem africana. Entende-se, portanto, que este trabalho se configura como uma primeira etapa que expõe a fragilidade e a carência relacionada à formação de acervos e coleções afrocentradas na UFC e a possibilidade de novos estudos que mostrem o avanço da construção de um acervo afrocentrado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

ASANTE, Molefi Kete. Afrocentricidade: A teoria de mudança social. Philadelphia: Editora Afrocentricity, 2003.

ASANTE, Molefi Kete. Afrocentricidade: notas sobre uma posição disciplinar. In: NASCIMENTO, Elisa L. (Org.). Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. São Paulo: Selo Negro, 2009. p. 93-110.

CARNEIRO, Aparecida Sueli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. 2005. tese (doutorado em Educação), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

FIDELES, Lindiwe S. Relações étnico-raciais no desenvolvimento de acervo das bibliotecas escolares. In: SILVA, Franciéle Carneiro Garcês. (org.). Bibliotecári@s negr@s: Pesquisas e experiências de aplicação da Lei 10.639/2003 na formação bibliotecária e nas bibliotecas. Florianópolis: Editora Rocha, 2020. (Selo Nyota)

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

LE COADIC, Yves-François. A ciência da informação. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.

LIMA, Graziela dos Santos; SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da; COSTA, Amabile; SILVA, Andreia Sousa da; SOUZA, Gisele Karine Santos de. Africanizando os acervos: política de gestão de acervos para bibliotecas especializadas na temática afro-brasileira e africana. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 88-103, 2018.

MIRANDA, Ana Cláudia Carvalho de; CARVALHO, Mônica Marques. Desenvolvimento de coleções de fontes de informação eletrônicas em bibliotecas universitárias. Biblionline, João Pessoa, v. 10, n. 1, p. 15-28, 2014.

OLIVEIRA, Simone Lucas Gonçalves de; Pereira; Artur Oriel; Cavalcante, Nélia Aparecida da Silva; Queiroz, Wilson; Santiago, Flávio; Barbosa, Beatriz Regina; Gomes, Paulo Fabrício Roquete; Soligo, Ângela Fátima. História e cultura afro-brasileira: protagonismo da biblioteca prof. Joel Martins na construção de uma educação antirracista. In: SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da. Bibliotecári@s negr@s: pesquisas e experiências de aplicação da Lei 10.639/2003 na formação bibliotecária e nas bibliotecas. Florianópolis, SC: Rocha Gráfica e Editora, 2020. p. 241-272. (Selo Nyota)

RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

SANTOS, Boaventura de Sousa. La Globalizacion del derecho: los nuevos caminos de la regulacion y la emancipación. Colombia: ILSA, 1988.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela Mão de Alice. São Paulo: Cortez Editora, 1995.

VERGUEIRO, Waldomiro. Desenvolvimento de coleções. São Paulo: Polis: 1989.

Downloads

Publicado

2022-05-30

Como Citar

MARTINS, L. R. de S. .; CHAVES, I. T. .; CAVATI SOBRINHO, H. . Do desenvolvimento de coleções à formação de acervo afrocentrado: uma análise do Sistema de Bibliotecas Universitárias da Universidade Federal do Ceará . Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, n. Especial, 2022. DOI: 10.35699/2237-6658.2022.39923. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/39923. Acesso em: 21 nov. 2024.