Do desenvolvimento de coleções à formação de acervo afrocentrado
uma análise do Sistema de Bibliotecas Universitárias da Universidade Federal do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-6658.2022.39923Palavras-chave:
Acervo afrocentrado, Desenvolvimento de coleções, Biblioteca universitáriaResumo
Desenvolvimento de coleções são ações necessárias no contexto das Bibliotecas Universitárias (BU), é preciso atenção para o avanço do conhecimento e a pertinência e atualidade das obras. Diante disso, é preciso compreender alguns temas que são emergentes nas pesquisas atuais e sua presença nos catálogos das BUs. Tem-se como objetivo central apresentar indicadores quantitativos sobre acervo afrocentrado presente na Universidade Federal do Ceará (UFC), bem como as possíveis problemáticas envolvendo esse tema. Realiza um levantamento bibliográfico e exploratório das obras afrocentradas disponíveis no acervo do sistema de bibliotecas universitárias da UFC, a partir de buscadores como “negro”, “negritude”, “identidade racial”, dentre outros que centralizam os aspectos raciais. Foram recuperados um total de 543 documentos, onde a maioria foi relativo ao buscador negro. Os documentos afrocentrados foram aumentando exponencialmente com o passar do tempo, sendo a Biblioteca de Ciências Humanas a principal unidade com esse tipo de acervo, embora, o número ainda seja pequeno e pouco diverso considerando a demanda e as pesquisas desenvolvidas. Por fim, destaca a necessidade e urgência da criação de uma coleção afrocentrada no âmbito da UFC. O acervo já existente nas unidades de informação auxilia, de certa maneira, na preservação e difusão da história e da memória dos povos de origem africana. Entende-se, portanto, que este trabalho se configura como uma primeira etapa que expõe a fragilidade e a carência relacionada à formação de acervos e coleções afrocentradas na UFC e a possibilidade de novos estudos que mostrem o avanço da construção de um acervo afrocentrado.
Downloads
Referências
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
ASANTE, Molefi Kete. Afrocentricidade: A teoria de mudança social. Philadelphia: Editora Afrocentricity, 2003.
ASANTE, Molefi Kete. Afrocentricidade: notas sobre uma posição disciplinar. In: NASCIMENTO, Elisa L. (Org.). Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. São Paulo: Selo Negro, 2009. p. 93-110.
CARNEIRO, Aparecida Sueli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. 2005. tese (doutorado em Educação), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
FIDELES, Lindiwe S. Relações étnico-raciais no desenvolvimento de acervo das bibliotecas escolares. In: SILVA, Franciéle Carneiro Garcês. (org.). Bibliotecári@s negr@s: Pesquisas e experiências de aplicação da Lei 10.639/2003 na formação bibliotecária e nas bibliotecas. Florianópolis: Editora Rocha, 2020. (Selo Nyota)
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
LE COADIC, Yves-François. A ciência da informação. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.
LIMA, Graziela dos Santos; SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da; COSTA, Amabile; SILVA, Andreia Sousa da; SOUZA, Gisele Karine Santos de. Africanizando os acervos: política de gestão de acervos para bibliotecas especializadas na temática afro-brasileira e africana. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 88-103, 2018.
MIRANDA, Ana Cláudia Carvalho de; CARVALHO, Mônica Marques. Desenvolvimento de coleções de fontes de informação eletrônicas em bibliotecas universitárias. Biblionline, João Pessoa, v. 10, n. 1, p. 15-28, 2014.
OLIVEIRA, Simone Lucas Gonçalves de; Pereira; Artur Oriel; Cavalcante, Nélia Aparecida da Silva; Queiroz, Wilson; Santiago, Flávio; Barbosa, Beatriz Regina; Gomes, Paulo Fabrício Roquete; Soligo, Ângela Fátima. História e cultura afro-brasileira: protagonismo da biblioteca prof. Joel Martins na construção de uma educação antirracista. In: SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da. Bibliotecári@s negr@s: pesquisas e experiências de aplicação da Lei 10.639/2003 na formação bibliotecária e nas bibliotecas. Florianópolis, SC: Rocha Gráfica e Editora, 2020. p. 241-272. (Selo Nyota)
RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
SANTOS, Boaventura de Sousa. La Globalizacion del derecho: los nuevos caminos de la regulacion y la emancipación. Colombia: ILSA, 1988.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela Mão de Alice. São Paulo: Cortez Editora, 1995.
VERGUEIRO, Waldomiro. Desenvolvimento de coleções. São Paulo: Polis: 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Lyvia Ravena de Sousa Martins, Italo Teixeira Chaves, Heliomar Cavati Sobrinho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.