GESTÃO DO CONHECIMENTO

proximidades entre gerações e busca de consenso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-6658.2023.41702

Palavras-chave:

Conhecimento, Gestão do Conhecimento, Gerações da Gestão do Conhecimento

Resumo

Diferentes proposições apresentam as gerações logradas pela Gestão do Conhecimento. No entanto, não é exposto um consenso que explane a trajetória percorrida e que possa apoiar as organizações na busca de vantagem competitiva e desenvolvimento organizacional. Nessa perspectiva, essa pesquisa tem por objetivo determinar um consenso aproximado das gerações da Gestão do Conhecimento que possa explicar o caminho percorrido por essa, bem como suas definições e paradigmas. Foi realizada uma pesquisa descritiva e qualitativa, por meio de uma revisão sistemática de literatura e análise de conteúdo. Conclui-se que, é possível determinar um consenso aproximado entre as etapas de desenvolvimento da Gestão do Conhecimento, apesar da distinção de nomenclaturas encontradas na literatura. Foram encontradas três gerações, definidas pelos paradigmas tecnológicos, humano e comportamental, respectivamente. Todos esses paradigmas são tratados para aplicação do conhecimento e criação de valor organizacional.

Biografia do Autor

  • Fabricio Ziviani, Fundação Dom Cabral, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Doutor em Ciência da Informação pela UFMG (2012). Possui Mestrado em Administração Pública - Gestão da Informação pela Escola de Governo - Fundação João Pinheiro (2005), Especialização em Gestão de Tecnologia pela Universidade Estácio de Sá (2001) e Graduação em Administração com Habilitação Análise de Sistemas pelo Centro Universitário do Espírito Santo (1999). Atualmente é Professor Associado da Fundação Dom Cabral FDC e Professor Adjunto VI da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) atuando na Faculdade de Políticas Públicas. Foi Professor Adjunto I do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC (2013-2020). Possui 20 anos de experiência na formação de profissionais e executivos nas diferentes áreas de negócios (saúde, transportes, agronegócios, sistema financeiro e grupos educacionais).

  • Elaine Drumond Pires e Silva, Universidade FUMEC

    Doutora em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC, Mestra em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC. Pós-graduada em Gestão e Tecnologia de Informação pelo IETEC, MBA em Gerenciamento de Projetos com Ênfase em TI pela FGV, com certificação Internacional pela Universidade de Ohio. Graduada em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Analista de negócios em TI Sênior - BANCO MERCANTIL DO BRASIL SA, atua como líder de projetos em TI, relacionados à cartão de crédito, produtos consignados, gestão e análise de crédito, gestão de risco, controladoria, Resolução 2682, Banco Central, IFRS e Basiléia.

  • Fabio Corrêa, Universidade FUMEC

    Pós-Doutorado pelo Programa de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor e Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento. Possui MBA em Engenharia de Software e Governança de Tecnologia da Informação e Graduação em Sistemas de Informação. Atuação como Professor do Curso de Ciência da Computação e do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC. Experiência profissional em consultorias e Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento, bem como atuou por 15 anos no mercado de Tecnologia da Informação. Atualmente é professor na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC. Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, e Ciência da Informação, com ênfase em Gestão do Conhecimento.

  • Jurema Suely de Araújo Nery Ribeiro, Universidade FUMEC

    Doutora em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento - FUMEC (2019). Mestre em Administração - Área de pesquisa: Estratégia e Competitividade - pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerias - FEAD (2008); MBA em Logística pelo Centro Universitário de Ciências Gerenciais - UNA (2004); MBA em Finanças pelo Centro Universitário de Ciências Gerenciais - UNA (2004); MBA em Gestão de Instituições pelo Núcleo de Pós Graduação Pitágoras (2011), Especialização em Administração da Produção pelo Instituto de Educação Tecnológica - IETEC (1997); Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Newton Paiva (1991). Construiu sua trajetória com experiência de 31 anos, como Gestora nas áreas Administrativa, Planejamento de Controle da Produção, Logística, Almoxarifado, Expedição, Suprimentos em algumas empresas nacionais e multinacionais (Jabil do Brasil, Itambé, ABC Dados, Condor Equipamentos Industriais) com ramos de atividades diversos (Eletroeletrônica, Laticínios e Metalurgia). 

  • Renata de Souza França, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Doutora em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC. Mestra em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela mesma instituição. Especialista em Gestão Estratégica de Processos de Negócios pela PUC - Minas, Gestão de Projetos e Gestão Educacional pela Faculdade Pitágoras. Graduada em Sistemas de Informação pela PUC Minas. Possui vasta experiência em atividades organizacionais, de negócio e inovação. Também possui experiência na docência, lecionando para cursos de Bacharelado e Licenciatura. Participa ativa como pesquisadora nas áreas de Inovação, Tecnologia, Gestão Conhecimento e Educação.

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Publicado

2023-05-11

Como Citar

GESTÃO DO CONHECIMENTO: proximidades entre gerações e busca de consenso. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 13, 2023. DOI: 10.35699/2237-6658.2023.41702. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/41702. Acesso em: 22 dez. 2024.

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