GESTÃO DO CONHECIMENTO
proximidades entre gerações e busca de consenso
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-6658.2023.41702Palavras-chave:
Conhecimento, Gestão do Conhecimento, Gerações da Gestão do ConhecimentoResumo
Diferentes proposições apresentam as gerações logradas pela Gestão do Conhecimento. No entanto, não é exposto um consenso que explane a trajetória percorrida e que possa apoiar as organizações na busca de vantagem competitiva e desenvolvimento organizacional. Nessa perspectiva, essa pesquisa tem por objetivo determinar um consenso aproximado das gerações da Gestão do Conhecimento que possa explicar o caminho percorrido por essa, bem como suas definições e paradigmas. Foi realizada uma pesquisa descritiva e qualitativa, por meio de uma revisão sistemática de literatura e análise de conteúdo. Conclui-se que, é possível determinar um consenso aproximado entre as etapas de desenvolvimento da Gestão do Conhecimento, apesar da distinção de nomenclaturas encontradas na literatura. Foram encontradas três gerações, definidas pelos paradigmas tecnológicos, humano e comportamental, respectivamente. Todos esses paradigmas são tratados para aplicação do conhecimento e criação de valor organizacional.
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