GEORREFERENCIAMENTO DOS ESTUDOS SOBRE MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-6658.2023.46937

Palavras-chave:

Mediação da informação, Comunidade científica, Redes de informação, Pós-graduação em Ciência da Informação, Humanidades digitais – metodologia

Resumo

Esta pesquisa objetiva representar os estudos em Mediação da Informação no Brasil, a partir da análise das redes e territórios de pesquisa, com base nas teses e dissertações disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Pesquisa bibliográfica, com abordagem quali-quantitativa, utilizou-se a técnica de georreferenciamento digital, sob o conceito metodológico para cartografia social, a fim de visualizar a comunidade científica, de modo a compreender as relações, influências e interações que moldam essa comunidade, com o auxílio do software Gephie e a ferramenta Google Maps. Os resultados incluem a identificação da rede humana e institucional de pesquisa sobre a temática em foco, sendo a região Nordeste com o maior número de trabalhos defendidos. A concentração de estudos nos Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação se dá, sobretudo, a partir da rede formada pelos docentes que orientam nesta temática e, a continuidade das pesquisas por estudantes em outros níveis de pós-graduação. Conclui-se que, a presença e representatividade do termo “mediação da informação” nas pesquisas em nível de pós-graduação, indicam evidências de sua validação enquanto campo científico, observando-se o desenvolvimento da autonomia teórica e metodológica na investigação de fenômenos relacionados ao acesso, uso e apropriação da informação.

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Biografia do Autor

Bruna Lessa , Universidade Federal da Bahia

Doutora e Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia. Graduada em Biblioteconomia e Documentação também pela Universidade Federal da Bahia. Especialização em Educação à Distância (Fundação Visconde de Cairu/Bahia). Especialização em Humanidades Digitais (Universidade de Ciências Empresariais e Sociais - Buenos Aires/AR). Professora Adjunta do Departamento de Documentação e Informação, do Instituto de Ciência da Informação, da Universidade Federal da Bahia. Chefe do Departamento de Documentação e Informação - DDI/ICI-UFBA. Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFBA). Criadora do Projeto de Extensão Sala Aberta. É Líder do Laboratório de estudos em representação do conhecimento, competências e comportamento em informação, e recuperação da informação em meio digital (LabRecriE), UFBA. 

Ana Cristina Silva Barbosa, Universidade Federal da Bahia

Bacharela em Arquivologia pelo Instituto de Ciência da Informação (ICI) da Universidade Federal da Bahia (2012). Graduada em Biblioteconomia e Documentação (2022).

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Publicado

2023-09-30

Como Citar

LESSA , B.; BARBOSA, A. C. S. GEORREFERENCIAMENTO DOS ESTUDOS SOBRE MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO NO BRASIL. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 13, 2023. DOI: 10.35699/2237-6658.2023.46937. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/46937. Acesso em: 28 abr. 2024.