GEORREFERENCIAMENTO DOS ESTUDOS SOBRE MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO NO BRASIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-6658.2023.46937

Palabras clave:

Mediação da informação, Comunidade científica, Redes de informação, Pós-graduação em Ciência da Informação, Humanidades digitais – metodologia

Resumen

Esta pesquisa objetiva representar os estudos em Mediação da Informação no Brasil, a partir da análise das redes e territórios de pesquisa, com base nas teses e dissertações disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Pesquisa bibliográfica, com abordagem quali-quantitativa, utilizou-se a técnica de georreferenciamento digital, sob o conceito metodológico para cartografia social, a fim de visualizar a comunidade científica, de modo a compreender as relações, influências e interações que moldam essa comunidade, com o auxílio do software Gephi e a ferramenta Google Maps. Os resultados incluem a identificação da rede humana e institucional de pesquisa sobre a temática em foco, sendo a região Nordeste com o maior número de trabalhos defendidos. A concentração de estudos nos Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação se dá, sobretudo, a partir da rede formada pelos docentes que orientam nesta temática e, a continuidade das pesquisas por estudantes em outros níveis de pós-graduação. Conclui-se que, a presença e representatividade do termo “mediação da informação” nas pesquisas em nível de pós-graduação, indicam evidências de sua validação enquanto campo científico, observando-se o desenvolvimento da autonomia teórica e metodológica na investigação de fenômenos relacionados ao acesso, uso e apropriação da informação.

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Biografía del autor/a

  • Bruna Lessa , Universidade Federal da Bahia

    Doutora e Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia. Graduada em Biblioteconomia e Documentação também pela Universidade Federal da Bahia. Especialização em Educação à Distância (Fundação Visconde de Cairu/Bahia). Especialização em Humanidades Digitais (Universidade de Ciências Empresariais e Sociais - Buenos Aires/AR). Professora Adjunta do Departamento de Documentação e Informação, do Instituto de Ciência da Informação, da Universidade Federal da Bahia. Chefe do Departamento de Documentação e Informação - DDI/ICI-UFBA. Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFBA). Criadora do Projeto de Extensão Sala Aberta. É Líder do Laboratório de estudos em representação do conhecimento, competências e comportamento em informação, e recuperação da informação em meio digital (LabRecriE), UFBA. 

  • Ana Cristina Silva Barbosa, Universidade Federal da Bahia

    Bacharela em Arquivologia pelo Instituto de Ciência da Informação (ICI) da Universidade Federal da Bahia (2012). Graduada em Biblioteconomia e Documentação (2022).

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Publicado

2023-09-30

Cómo citar

GEORREFERENCIAMENTO DOS ESTUDOS SOBRE MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO NO BRASIL. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658, Belo Horizonte, v. 13, 2023. DOI: 10.35699/2237-6658.2023.46937. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/46937. Acesso em: 25 dec. 2025.