Método de avaliação coletiva como um instrumento de escuta sensível nas bibliotecas multinível do Ifes
uma análise no contexto da pandemia de covid-19
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-6658.2024.52101Palavras-chave:
Avaliação coletiva - Métodos, Escuta organizacional, Comunicação sensível, Ifes - Bibliotecas multinívelResumo
Com este relato de experiência, intencionamos descrever como se deu uma atividade de avaliação coletiva, com ênfase na escuta sensível, realizada no âmbito do Instituto Federal do Espírito Santo, da qual tomaram parte todas as unidades de informação dos diferentes campi deste instituto. Temos como objetivo compartilhar essa ação, pensando ser ela válida nos processos de diagnóstico e de gestão de bibliotecas múltiplas, em um único arcabouço institucional. Tal avaliação teve como fito inicial levantar sistematicamente informações a serem prestadas no âmbito do Censo do Ensino Superior do ano base 2021. A coleta de dados junto às pessoas bibliotecárias se deu por meio de formulário eletrônico, constituído por questões objetivas e subjetivas, tendo sido os dados tratados de maneira quantitativa e qualitativa, usando como principal esteio a categorização das respostas para análise de conteúdo. Houve adesão de todas as bibliotecas e os resultados coletados tanto possibilitaram a consolidação dos registros das práticas possíveis em tempos de pandemia pelo Coronavírus, quanto elencaram inquietações das equipes quanto aos desafios e potencialidades advindas desse cenário de excepcionalidade.
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