Método de avaliação coletiva como um instrumento de escuta sensível nas bibliotecas multinível do Ifes

uma análise no contexto da pandemia de covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-6658.2024.52101

Palavras-chave:

Avaliação coletiva - Métodos, Escuta organizacional, Comunicação sensível, Ifes - Bibliotecas multinível

Resumo

Com este relato de experiência, intencionamos descrever como se deu uma atividade de avaliação coletiva, com ênfase na escuta sensível, realizada no âmbito do Instituto Federal do Espírito Santo, da qual tomaram parte todas as unidades de informação dos diferentes campi deste instituto. Temos como objetivo compartilhar essa ação, pensando ser ela válida nos processos de diagnóstico e de gestão de bibliotecas múltiplas, em um único arcabouço institucional. Tal avaliação teve como fito inicial levantar sistematicamente informações a serem prestadas no âmbito do Censo do Ensino Superior do ano base 2021. A coleta de dados junto às pessoas bibliotecárias se deu por meio de formulário eletrônico, constituído por questões objetivas e subjetivas, tendo sido os dados tratados de maneira quantitativa e qualitativa, usando como principal esteio a categorização das respostas para análise de conteúdo. Houve adesão de todas as bibliotecas e os resultados coletados tanto possibilitaram a consolidação dos registros das práticas possíveis em tempos de pandemia pelo Coronavírus, quanto elencaram inquietações das equipes quanto aos desafios e potencialidades advindas desse cenário de excepcionalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rossanna dos Santos Santana Rubim, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus

Mestra em Letras (UFES), especialista em Novas Tecnologias na Educação (ESAB), graduada em Letras Inglês e Português (Estácio), bacharel em Biblioteconomia (UFES). Atua como Coordenadora da Biblioteca do Ifes - Campus São Mateus e é membra do Grupo de Pesquisa Literatura, Ficção e suas Materialidades (Ifsuldeminas/CNPq).

Maristela Almeida Mercandeli Rodrigues, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica

Mestra em Gestão e Estratégia (UFRRJ), Especialista em Administração e Planejamento de Projetos Sociais (UGF), Bacharel em Biblioteconomia (UFES). Atua como Coordenadora da Biblioteca do Ifes - Campus Cariacica.

Gabriela de Almeida Cassa, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Vitória

Mestranda em Educação (UFBA), Especialista em Gestão Pública e Contábil (Instituto Superior de Educação de Afonso Cláudio), bacharel em Biblioteconomia (UFES). Atua como Bibliotecária-Documentalista no Ifes - Campus Vitória. 

Referências

ALMEIDA, J. L. S.; PERUCCHI, V; FREIRE, G. H. A. Biblioteca multinível nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma nova identidade. In: RUBIM, R. S. S.; RODRIGUES, M. A. M. (org.). Práticas bibliotecárias na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. 1ª ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2021. p. 95-111.

AZEVEDO, S. P. Adequação da biblioteca do Instituto Federal do Amazonas - Campus Zona Leste em tempos de pandemia: o papel do bibliotecário escolar. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021. Disponível em: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6086. Acesso em: 11 ago. 2023.

BARBIER, R. A escuta sensível na abordagem transversal. In.: BARBOSA, J. (coord.). Multirreferencialidade nas Ciências e na Educação. São Carlos: Editora da UFSCar, 1998. pp. 168-199.

BARBIER, R. As noções-entrecruzadas em pesquisa-ação. In.: BARBIER, R. Pesquisa-ação. Brasília: Liber Livro, 2007. pp. 85-157.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

MARCONDES FILHO, C. A comunicação do sensível: acolher, vivenciar, fazer sentir. São Paulo: ECA/SP, 2019. Disponível em: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/368/324/1332. Acesso em: 26 jun. 2023.

MONTES, C. C. La escucha organizacional: una propuesta conceptual. Anagramas Rumbos y Sentidos de la Comunicación. Colombia, v. 17, n. 34, 2019. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7019419. Acesso em: 21 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.22395/angr.v17n34a12

MOUTINHO, S. O. M. Práticas de leitura na cultura digital de alunos do ensino médio integrado do IFPI - Campus Teresina Zona Sul. 2014. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2014. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3075. Acesso em: 19 jun. 2023.

SÓLIO, M. B. O papel fundante da escuta na Comunicação Organizacional. Organicom, [S. l.], v. 7, n. 12, p. 25-51, 2010. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2010.139046. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2010.139046

Publicado

2023-06-07

Como Citar

RUBIM, R. dos S. S.; RODRIGUES, M. A. M.; CASSA, G. de A. Método de avaliação coletiva como um instrumento de escuta sensível nas bibliotecas multinível do Ifes: uma análise no contexto da pandemia de covid-19. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 14, p. e052101, 2023. DOI: 10.35699/2237-6658.2024.52101. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/52101. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Relato de experiência