Letramento Informacional e a prática da pesquisa
estudo aplicado aos estudantes do curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-6658.2024.53489Palavras-chave:
Letramento Informacional, Comportamento Informacional, Ensino Superior, BiblioteconomiaResumo
O artigo verifica possíveis dificuldades que os graduandos do curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe apresentam em relação à prática da pesquisa nas atividades acadêmicas, considerando a importância do Letramento Informacional nesse contexto. O objetivo do trabalho é analisar a Competência Informacional dos estudantes do curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe. Ademais, visa demonstrar a relação entre o Letramento e a Competência no campo informacional, contextualizando-os no âmbito do Ensino Superior; e, identificar as causas e dificuldades quanto à prática da pesquisa dos graduandos estudados. Em conformidade com os objetivos, a pesquisa é descritiva. Utilizou-se o estudo de caso como procedimento metodológico, adotando uma abordagem quanti-qualitativa através do questionário como instrumento de coleta de dados com 08 perguntas (fechadas e abertas), aplicado a uma amostra dos graduandos do 2º ao 8º ano do curso referido. Constatou-se que os estudantes de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe enfrentam desafios na leitura e pesquisa, evidenciados pela dificuldade em compreender os textos acadêmicos e em selecionar fontes confiáveis, sugerindo a importância de apoio no desenvolvimento dessas competências.
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