Letramento Informacional e a prática da pesquisa
estudo aplicado aos estudantes do curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-6658.2024.53489Palavras-chave:
Letramento Informacional, Comportamento Informacional, Ensino Superior, BiblioteconomiaResumo
O artigo verifica possíveis dificuldades que os graduandos do curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe apresentam em relação à prática da pesquisa nas atividades acadêmicas, considerando a importância do Letramento Informacional nesse contexto. O objetivo do trabalho é analisar a Competência Informacional dos estudantes do curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe. Ademais, visa demonstrar a relação entre o Letramento e a Competência no campo informacional, contextualizando-os no âmbito do Ensino Superior; e, identificar as causas e dificuldades quanto à prática da pesquisa dos graduandos estudados. Em conformidade com os objetivos, a pesquisa é descritiva. Utilizou-se o estudo de caso como procedimento metodológico, adotando uma abordagem quanti-qualitativa através do questionário como instrumento de coleta de dados com 08 perguntas (fechadas e abertas), aplicado a uma amostra dos graduandos do 2º ao 8º ano do curso referido. Constatou-se que os estudantes de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe enfrentam desafios na leitura e pesquisa, evidenciados pela dificuldade em compreender os textos acadêmicos e em selecionar fontes confiáveis, sugerindo a importância de apoio no desenvolvimento dessas competências.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria Leoneide Rodrigues de. Letramento no Ensino Superior: perfil dos alunos no primeiro ano de curso de duas IES privadas do DF a partir de suas próprias percepções. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2007. Disponível em: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/bitstream/123456789/878/1/textos%20completo.pdf. Acesso em: 23 mar. 2023.
APPOLINÁRIO, Fábio. Dicionário de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2007.
ARAÚJO, Vastira da Silva. A pesquisa escolar em tempo de internet. 2012. Monografia (Especialização em Mídias a Educação) – Universidade Federal do Amapá/UNIFAP, Macapá, 2012. Disponível em: https://www2.unifap.br/midias/files/2016/04/A-pesquisa-escolar-em-tempo-de-internet-VASTIRA-DA-SILVA-ARA%C3%9AJO.pdf. Acesso em:18 abr. 2023.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. 2024. Ministério da Educação, CONSED/UNDIME, 600 fls. Brasília. Disponível em: https://www.baixelivros.com.br/didatico/bncc. Acesso em: 19 abr. 2023
CARVALHO, Ana Amélia Amorim; SIMÕES, Alcino; SILVA, João Paulo. Indicadores de qualidade e de confiança de um site. Avaliar as aprendizagens. Jornadas ADMEE, 2005. Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd), Col. v. de Atas. Braga: CIEd, 2005. Disponível em: https://hdl.handle.net/1822/7774. Acesso em: 22 abr. 2023.
DEUS, Fernando Celio de; CARDOSO, Ana Maria Pereira. As Competências Informacional e Midiática no Ensino Superior. Revista Cientifica de Exatas e Tecnologia, v. 13, n. 13, p. 2-8, 2018. Disponível em: https://exatastecnologias.pgsskroton.com.br/article/view/6219/4480. Acesso em: 27 mar. 2023.
DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Competência informacional e midiática no Ensino Superior: desafios e propostas para o Brasil. Prisma.com (Portugal), n. 13, p. 220-237, 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/74442. Acesso em: 27 mar. 2023.
DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information Literacy: princípios, filosofia e prática. Revista Ciência da Informação, [s. l.], v. 32, n. 1. 2003. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1016. Acesso em: 23 mar. 2023.
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Arcabouço conceitual do letramento informacional. Revista Ciência da Informação, v. 39, n. 3, p. 83-92, set. 2010. Disponível em: Https: //www.scielo.br/j/ci/a/9L8b38v48WBQSQVRX63BMsw/w/#. Acesso em 02 mar. 2023.
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Letramento Informacional: pesquisa, reflexão e
aprendizagem. Brasília: Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, 2012.
Disponível em: http://leunb.bce.unb.br/bitstream/handle/123456789/22/Letramento_Informacional.pdf?sequence=3. Acesso em 16 mar. 2023.
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. O processo de atenção e o letramento informacional. Revista Em Questão. Porto Alegre, v. 25, n. 3, p. 61–80, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/87998. Acesso em: 16 mar. 2023.
GASQUE, K. C. G. D.; FIALHO, J. F. Letramento Informacional e Currículo. Revista Ponto de Acesso, [s. l.], v. 11, n.2, p. 70-89, 2017. Disponível em: https: //periodicos.ufba.br/index.phphp/revistaici/article/view/12265. Acesso em: 26 set. 2024.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da Metodologia Cientifica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MATOS, José Claudio Morelli; FERREIRA, Katherin. A filosofia de Dewey e o letramento informacional: pensamento reflexivo e crescimento na conquista do aprender a aprender. Revista Ciência da Informação, Brasília, v. 45, n. 1, p. 25-40, jan./abr. 2016. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/19102. Acesso em: 15 mar. 2023
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
ROCHA, Tereza de Souza; SANTOS, Nelson dos. Dificuldade de interpretação de texto em sala de aula. Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia, Medianeira, v. 8, n. 17, p. E - 4825, 2017. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/download/e-4825/pdf. Acesso em: 19 abr. 2023.
REIS, Giordani Avila; DUARTE, Adriana Bogliolo Duarte. Leitura e letramento informacional na universidade: um hiato, um construto fragmentado ou um dilema? Revista Informação & Informação, Londrina, v. 22, n. 3, p. 136-157, set./out. 2017. Disponível em:
http:// www.brapci.inf.br/index.php/res/v/33701. Acesso em: 15 mar. 2023.
SOUSA, Otília Costa, COSTA-PEREIRA, Teresa Alexandra. Práticas de alfabetização no ensino superior: as percepções dos alunos sobre escrita nas disciplinas. Acta Scientiarum, Língua e Cultura, Maringá, v. 40, n. 2, 2018. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=307459671016. Acesso em: 23 set. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE – UFS. História: conheça a UFS. 2023. Disponível em: https://www.ufs.br/pagina/432. Acesso em: 17 abr. 2023.
TOURINHO, C. Refletindo sobre a dificuldade de leitura em alunos do Ensino Superior: Deficiência" ou simples falta de hábito? Revista Lugares de Educação, [s. l.], v. 1, n. 2, p. 325-346. 2012. Disponível em: https: //periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/10966. Acesso em 27 mar. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Aline Kelly Tavares Braga, Pablo Boaventura Sales da Paixão, Martha Suzana Cabral Nunes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.