Letramento Informacional e a prática da pesquisa

estudo aplicado aos estudantes do curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-6658.2024.53489

Palavras-chave:

Letramento Informacional, Comportamento Informacional, Ensino Superior, Biblioteconomia

Resumo

O artigo verifica possíveis dificuldades que os graduandos do curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe apresentam em relação à prática da pesquisa nas atividades acadêmicas, considerando a importância do Letramento Informacional nesse contexto. O objetivo do trabalho é analisar a Competência Informacional dos estudantes do curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe. Ademais, visa demonstrar a relação entre o Letramento e a Competência no campo informacional, contextualizando-os no âmbito do Ensino Superior; e, identificar as causas e dificuldades quanto à prática da pesquisa dos graduandos estudados. Em conformidade com os objetivos, a pesquisa é descritiva. Utilizou-se o estudo de caso como procedimento metodológico, adotando uma abordagem quanti-qualitativa através do questionário como instrumento de coleta de dados com 08 perguntas (fechadas e abertas), aplicado a uma amostra dos graduandos do 2º ao 8º ano do curso referido. Constatou-se que os estudantes de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe enfrentam desafios na leitura e pesquisa, evidenciados pela dificuldade em compreender os textos acadêmicos e em selecionar fontes confiáveis, sugerindo a importância de apoio no desenvolvimento dessas competências.

Biografia do Autor

  • Aline Kelly Tavares Braga, Universidade Federal de Sergipe

    Formação em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Pio Décimo (2010), especialização em Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional (2017) e graduanda em Biblioteconomia e Documentação (2022 - atual)Linhas de pesquisa em interesse: Letramento Informacional. Competência Informacional. Gestão de Informação e Conhecimento. Gestão Documental. Documentação. 

  • Pablo Boaventura Sales da Paixão, Universidade Federal de Sergipe

    Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Complutense de Madri (2016), com título revalidado pela Universidade de Brasília (UnB); Mestre em Educação (2011); Especialista em Comunicação e Mídia Digital (2006); Bacharel em comunicação social (2004) pela Universidade Tiradentes - UNIT e Bacharel em Biblioteconomia pelo Centro Universitário Claretiano (2023). Professor efetivo no Departamento de Ciência da Informação (DCI) e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Integrante dos Grupos de Estudos em Comunicação, Educação e Sociedade - GECES (UNIT/CNPq); Competência em Informação (UnB/CNPq) e do Núcleo de Estudos em Mediação, Apropriação e Gestão da Informação e do Conhecimento (NEMAGI/UFS). Tem experiência nas áreas de competência informacional e Inclusão Digital; tecnologias aplicadas à educação; Marketing Digital para unidades de informação. 

  • Martha Suzana Cabral Nunes, Universidade Federal de Sergipe

    Professora adjunta do Departamento de Ciência da Informação e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe. Possui graduação em Administração com ênfase em Análise de Sistemas pela Universidade Tiradentes (1993), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2008) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (2015), com período de doutorado sanduíche realizado na Université Paul Sabatier, Toulouse 3, França (2014).

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Publicado

2024-10-04

Como Citar

Letramento Informacional e a prática da pesquisa: estudo aplicado aos estudantes do curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 14, p. e053489, 2024. DOI: 10.35699/2237-6658.2024.53489. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/53489. Acesso em: 9 dez. 2024.