DESIGN DA INFORMAÇÃO NA CURADORIA DIGITAL DE ACERVOS MUSEOLÓGICOS
Keywords:
Erebd. Informação e Tecnologia. Curadoria Digital. Design da Informação. Museu.Abstract
As Tecnologias da Informação e Comunicação possibilitam que ambientes digitais sejam mais interativos e dinâmicos, propiciando o acesso, a comunicação e o compartilhamento da informação e caracterizando, dessa maneira, a Web 2.0. Nesse sentido, recursos de otimização das interações, como os do Design da Informação, podem ser aplicados ao processo de digitalização e curadoria de acervos museológicos. Procurou-se, a partir dessa percepção, realizar um estudo teórico em artigos científicos, bem como explorar resultados do Design da Informação em ambientes digitais. Paralelo a essa proposta, propõe se a criação de um modelo desenvolvido pelo Laboratório de Design e Recuperação da Informação, a partir do acervo do Museu Histórico da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília. Metodologicamente, utilizou-se pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho teórico exploratório articulada com ações laboratoriais. Os resultados apresentados neste artigo são parciais e referem-se ao momento de busca de referencial conceitual que embase a exploração de ambientes digitais. Contudo, compreende-se que os recursos do Design da Informação auxiliariam os processos de curadoria digital para melhoria da comunicação informacional dos ambientes digitais entre internautas e museus.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.