Processos de busca de informação política dos estudantes de graduação da UFMG: uma abordagem qualitativa
Keywords:
Práticas informacionais. Estudantes de graduação da UFMG. Política. Grupo Focal. Abordagem qualitativa.Abstract
A consolidação da Internet, particularmente das redes sociais, como canal de disponibilização e de acesso a informações sobre o cenário político atual proporciona aos indivíduos meios de interagir de maneira rápida, até mesmo simultânea, com outros indivíduos inseridos em ambientes sócio-culturais diversos. O Facebook contribui massivamente para a interação político-social em todo o mundo. Pesquisa anterior analisou quantitativamente esse fenômeno social entre os estudantes de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e resultou em indagações e inferências as quais são averiguadas na presente investigação. O propósito desta foi descobrir o porquê de o Facebook e a Internet serem os meios mais utilizados pelos universitários da UFMG para obter informações sobre política; investigar se o contexto social influencia o processo de busca de informações sobre política dos estudantes; investigar a causa da baixa adesão dos graduandos da UFMG às manifestações de 2015. Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa e utilizou-se grupos focais como ferramenta de coleta de dados. A partir da análise das práticas informacionais dos estudantes confirmou-se que o uso da Internet e Facebook se dá com o intuito de confirmar informações obtidas em outras fontes. Comodidade e possibilidade de construção de opiniões próprias diante do leque de informações disponíveis aparecem como motivos para escolha desses canais de informação. Além disso, observa-se que o contexto social efetivamente influencia no modo como estes estudantes buscam, confirmam e disseminam informações sobre política.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.