Investigação da relevância dos artigos científicos para a graduação da Universidade Federal de Minas Gerais
Palabras clave:
Artigos científicos, Bases de dados, Ciências da saúde, Engenharias, Estudo de usuárioResumen
Este estudo tem por objetivo compreender e divulgar a importância dos artigos científicos para os graduandos das áreas de conhecimento de engenharias e ciências da saúde da Universidade Federal de Minas Gerais, comparando o quão relevantes são os artigos científicos nas pesquisas acadêmicas entre os cursos dessas áreas, além de pesquisar a forma que são realizadas as buscas por artigos e o conhecimento que os estudantes têm sobre as bases de dados específicas e os periódicos de suas áreas. Conclui-se que graduandos da área de engenharia buscam, acessam e lêem poucos artigos científicos, bem como tem baixo conhecimento sobre as bases de dados de suas áreas. Já os estudantes de ciências da saúde apresentaram mais frequência de acesso, assim como demonstraram possuir conhecimento da existência de bases de dados especificas e reconhecerem sua importância. O Google Acadêmico foi a fonte de busca principal. Observou-se que existe uma carência real de capacitação, tanto com relação aos instrumentos e ferramentas de busca e acesso, quanto a domínio de língua que dificultam esse contato do acadêmico da graduação com algumas fontes de informação científica.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.