BIBLIOTECAS ESCOLARES e sistemas de ensino: uma exploração na Região Metropolitana de Belo Horizonte

Autores/as

  • Paula Rafaela Silvestre
  • Marilia de Abreu Martins de Paiva

Palabras clave:

Erebd. Biblioteca escolar. Política pública. Sistemas de ensino. Região Metropolitana de Belo Horizonte. RMBH.

Resumen

A biblioteca escolar é uma ferramenta indispensável na aprendizagem do aluno e deve fazer parte da estrutura e do planejamento pedagógico da escola. Com a Lei n° 12.244 de 24 de maio de 2010, houve um empenho nacional para a universalização das bibliotecas escolares no país. A presente pesquisa se propôs investigar as bibliotecas dos sistemas públicos de ensino dos municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), compreendendo a biblioteca escolar, suas estratégias de coordenação e como é feito a orientação e formação dos agentes responsáveis pela biblioteca na escola. Os resultados mostraram que a maioria dos municípios não tem uma rede de bibliotecas escolares, nem coordenação, nem um programa de formação para os servidores.

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Publicado

2018-11-17

Cómo citar

SILVESTRE, P. R.; PAIVA, M. de A. M. de. BIBLIOTECAS ESCOLARES e sistemas de ensino: uma exploração na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/16886. Acesso em: 18 jul. 2024.

Número

Sección

GT1 - Cultura, informação e sociedade