Leitura infantil: o valor da leitura para a formação de futuros leitores

Autores/as

  • Elana de Jesus Pereira Universidade Federal do Maranhão. Estudante de Biblioteconomia.
  • Gabrielle Carvalho Frazão Universidade Federal do Maranhão. Estudante de Biblioteconomia.
  • Luciana Castro dos Santos Universidade Federal do Maranhão. Estudante de Biblioteconomia.

Palabras clave:

Leitura infantil. Incentivo. Conhecimento.

Resumen

Este trabalho tem objetivo de incentivar as crianças à prática da leitura, ressaltando o valor da leitura infantil na formação de futuros leitores, e o quanto é relevante o incentivo das instituições para o crescimento de indivíduos críticos para formação de leitores competentes. Ressalta a leitura e os benefícios que trazem ao desenvolvimento do conhecimento e a grandiosidade da prática da leitura permitindo que a criança possa usar a imaginação, uma experiência tão presente durante a infância. Destaca como é dada a leitura no Brasil, enfatizando a realidade em que a educação brasileira se encontra, destacando o livre acesso a informação e o descaso das escolas que não possuem ou não utilizam as bibliotecas como fonte de conhecimento. Comenta o excesso da tecnologia como fator predominante na desvalorização da leitura e do livro, onde será apresentado o Blog “Final Feliz” como fonte de incentivo a prática leitora, em seguida traremos a influência dos livros infantis nos primeiros anos de vida da criança. A construção deste trabalho efetivou-se a partir da necessidade de levarmos ao conhecimento da sociedade o poder do hábito a leitura, onde através da pesquisa bibliográfica, documental e participativa buscou-se subsídios para a conscientização das instituições a leitura no âmbito infantil, aplicado por meio de um recurso eletrônico para que ocorra interação e troca de conhecimento junto ao Blog. Conclui-se que a leitura infantil influi em todos os aspectos da formação do ser humano, na educação e nas áreas de extrema importância para sua formação intelectual e social.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2014-06-24

Cómo citar

PEREIRA, E. de J.; FRAZÃO, G. C.; SANTOS, L. C. dos. Leitura infantil: o valor da leitura para a formação de futuros leitores. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17431. Acesso em: 21 nov. 2024.