A gestão de documentos e tramitação de processos na administração pública, com a utilização do Sistema Eletrônico de Informações – SEI

um estudo de caso na Universidade Federal de Viçosa

Autores/as

  • Leandro Gonçalves Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Rosália Beber de Souza Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-6658.2020.25838

Palabras clave:

Sistema Eletrônico de Informações, Gestão de documentos, Prcessos eletrônicos

Resumen

O Sistema Eletrônico de Informações é atualmente a principal ferramenta que a administração pública utiliza para a gestão de documentos e tramitação de processos. O sistema foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da quarta região e é o principal produto do projeto Processo Eletrônico Nacional que viabiliza uma infraestrutura de processo eletrônico e promove a modernização da gestão pública. Por meio do SEI é possível criar, assinar, tramitar e gerenciar toda massa documental remotamente, gerando eficiência e promovendo a publicidade dos atos processuais. Nesse contexto, o presente estudo teve como principal objetivo analisar as principais contribuições, riscos e limitações da utilização do SEI na gestão de documentos e tramitação de processos na Universidade Federal de Viçosa - UFV. Para tanto, foi realizado um estudo de caso com a Comissão de Gestão e Acompanhamento do SEI na instituição, por meio de realização de entrevistas e levantamento documental, com obtenção de análise satisfatória do objetivo pretendido. A partir disso, conclui-se que o sistema contribui significativamente com a economia de recursos e a eficiência do serviço público na instituição. Em relação aos riscos e limitações, eles se situam em torno da gestão documental. Por ele não ser considerado um Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos, o sistema coloca em risco as informações nele produzidas, exigindo que medidas efetivas de atualização sejam implementadas para sanar as incoerências encontradas. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AMARAL, V., & UCHÔA, C. (2014). Processo eletrônico nacional: sua construção colaborativa e suas perspectivas. p. 21. Disponível em: http://livrozilla.com/doc/1339782/processo-eletr%C3%B4nico-nacional--sua-constru%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 10 set. 2019.
BELLOTO, Heloísa L. Da administração à história: ciclo vital dos documentos. In___.Arquivos Permanentes: Tratamento documental.4 ed.Rio de Janeiro: FGV, 2005.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1988. Disponível em https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_06.06.2017/ind.asp. Acesso em: 10 jan. 2020.
CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 24. ed. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2011. 1157 p.
__________. CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (Conarq). Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos. e-ARQ Brasil: modelo de requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2011. Disponível em: http://www.siga.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes/e-arq.pdf. Acesso em: 18 out. 2019.
__________. Considerações do Arquivo Nacional, órgão central do sistema de gestão de documentos de arquivo – siga, da administração pública federal acerca do sistema eletrônico de informações – SEI. Arquivo Nacional, 2015. Disponível em: http://www.siga.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes/analise_sei.pdf. Acessado em: 05 jun. 2020.
________. Decreto 8.539, de 08 de outubro de 2015. Dispõe sobre o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/decreto/d8539.htm. Acesso em: 20 fev. 2020.
GERHARDT, Tatiana Engel; SOUZA, Aline Corrêa de (Org.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Ufrgs, 2009. 120 p. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf>. Acesso em: 17 set. 2019.
GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas S.a, 2010. 175 p.
INDOLFO, Ana Celeste. Gestão de documentos: uma renovação epistemológica no universo da arquivologia. Arquivística.net, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 28-60, jul./ dez. 2007. Disponível em: http://docplayer.com.br/8239637-Gestao-dedocumentos-uma-renovacao-epistemologica-no-universo-da-arquivologia.htm . Acesso em: 10 dez. 2019.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisas,amostragem e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas S.a, 2011. 277 p.
MPDG. Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Portal do Software Público Brasileiro. 2015. Disponível em: https://softwarepublico.gov.br/social/sei/manuais/manual-do-usuario/visao-geral/. Acesso em: 18 nov. 2019.
NASCIMENTO, Paulo Roberto da Silva. Impactos da Implantação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI): Estudo de caso da Universidade de Brasília. 2017. 138 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Economia, Universidade de Brasília, Brasília, 2017. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/25314/1/2017_PauloRobertodaSilvaNascimento.pdf>. Acesso em: 16 out. 2019.
PAES, Marilena Leite. Arquivo: teoria e prática. 3ed. Rio de Janeiro: FGV, 2004.
PRADE, Aline Márcia. A Importância da Gestão Documental no contexto do acesso aos documentos e difusão dos arquivos. Ágora, Florianópolis, v. 27, n. 54, p.226-253, jan./jun., 2017. Semestral. Disponível em: <http://oaji.net/articles/2017/2526-1499777940.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2019.
RODRIGUES, A. C. Gestão de documentos: uma abordagem conceitual. [S.l.: s.n.], 2007.
ROUSSEAU, J. Y.; COUTURE, C. Fundamentos da disciplina arquivística. Tradução de Magda Bigotte de Figueiredo. Portugal, Lisboa: Dom Quixote, 1998.
SANCHEZ, Oscar Adolfo. O Poder Burocrático e o Controle da Informação. 2003. Lua Nova N° 58. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/%0D/ln/n58/a06n58.pdf>. Acesso em: 06 jun. 2019.
SANTOS, Riane de Oliveira Torres et al. A implantação do sistema eletrônico de informações na administração pública do distrito federal: gestão estratégica inovadora de governo digital e atuação colaborativa. In: Congresso Consad de Gestão Pública, 2017, Brasília. Artigo. Brasília: Crtvs, 2017. p. 1 - 23. Disponível em: <http://consad.org.br/wp-content/uploads/2017/05/Painel-31_03.pdf>. Acesso em: 20 maio 2019.
SOUSA, R. T. B. de. A classificação como função matricial do que fazer arquivístico. In: SANTOS, Vanderlei Batista dos. Arquivística: temas contemporâneos, classificação, preservação digital, gestão do conhecimento. 2007 SENAC, p. 79-163.
SILVA, N. C. D. O. Gestão eletrônica de documentos: Estado da arte em arquivologia.. Orientador: Dr. Roberto Lopes dos Santos Júnior. 2017. 46 p. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Arquivologia) - Faculdade de Arquivologia,Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/bitstream/prefix/622/1/TCC_GestaoEletronicaDocumentos.pdf. Acesso em: 10 out. 2019.
SOUSA, A. P. M. t al. Princípios da descrição arquivística: do suporte convencional ao eletrônico. Arquivística.net (www.arquivistica.net), Rio de Janeiro, v.2, n. 2, p 38-51, ago./dez. 2006.
STRAUSS, Anselm; CORBIN, Juliet. Pesquisa Qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. 2. ed. Porto Alegre: Artmed e Bookman, 2008. 288 p. Tradução de: Luciane de Oliveira da Rocha.
UCHOA, Carlos Eduardo; AMARAL, Vinícius Leopoldino. Processo eletrônico nacional: uma solução universal de processo eletrônico. In: VI CONGRESSO CONSAD DE GESTÃO PÚBLICA, 16 a 18 de abril de 2013. Brasília. Disponível em: http://consadnacional.org.br/vi-congresso-consadtrabalhos-apresentados/. Acesso em: 10 nov. 2019.
Universidade Federal de Viçosa. UFV assina acordo com Ministério do Planejamento para uso de sistema eletrônico de informações. 2016. Disponível em: https://www2.dti.ufv.br/noticias/scripts/exibeNoticiaMulti.php?codNot=25002. Acesso em: 07 mar. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS. Resolução nº 06, de 01 de junho de 2017. Aprova a regulamentação da tramitação dos processos acadêmicos da Graduação utilizando o Sistema Eletrônico de Informações – SEI na UFV, que passa a fazer parte integrante desta Resolução. Resolução 06/2017. Viçosa, MG, Disponível em: http://www.soc.ufv.br/wp-content/uploads/06-2017-SEI.pdf. Acesso em: 15 fev. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS. Resolução nº 16, de 11 de dezembro de 2019. Aprovar o Regimento Interno da Política de Segurança da Informação da Universidade Federal de Viçosa (POSIC). Resolução 16/2019. Viçosa, MG, Disponível em: http://www.soc.ufv.br/wp-content/uploads/16-2019CONSU-Regimento-Interno-da-Pol%C3%ADtica-de-Seguran%C3%A7a-da-Informa%C3%A7%C3%A3o-da-UFV-PROSIC.pdf. Acesso em: 17 fev. 2020.
Universidade Federal de Viçosa. Ministério da Educação. UFV implementa Sistema Eletrônico de Informações. 2019. Disponível em: https://www2.dti.ufv.br/noticias/scripts/exibeNoticiaMulti.php?codNot=30691. Acesso em: 18 jan. 2020.
YIN, Robert K.. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010. 248 p. Tradução de: Ana Thorell.

Publicado

2020-12-08

Cómo citar

SILVA, L. G. .; SOUZA, R. B. de . A gestão de documentos e tramitação de processos na administração pública, com a utilização do Sistema Eletrônico de Informações – SEI: um estudo de caso na Universidade Federal de Viçosa. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658, Belo Horizonte, v. 10, 2020. DOI: 10.35699/2237-6658.2020.25838. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/25838. Acesso em: 22 nov. 2024.