A contribuição dos modelos de desenvolvimento das competências em leitura e informativas para a sociedade da informação e do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-6658.2020.26125Palabras clave:
Competência leitora, Competência em informação, Sociedade da informação e do conhecimentoResumen
Analisa a funcionalidade dos modelos nacionais e internacionais no âmbito da competência leitora, compreendendo como nelas são visualizados processos de formação das habilidades de busca, avaliação, compreensão e uso das diferentes modalidades de leituras na sociedade da informação e do conhecimento. Por meio de um levantamento em bases de dados on-line e um estudo de caso destaca-se a importância dos processos formativos de uma competência leitora articulada com a competência em informação. Ao partir da experiência dos modelos sugeridos em artigos de publicações periódicas, identifica-se a escassez de produções científicas voltadas para essa temática revelando a necessidade de realização de estudos principalmente no Brasil. Ao investigar as orientações do modelo proposto no contexto da Rede de Estudos das Competências da Universidade Federal do Espírito Santo, verifica-se a relevância das diretrizes que possam ser utilizados de fato principalmente pelas bibliotecas escolares, universitárias e públicas.
Descargas
Citas
ALVAREZ, Yudit Rovira; CALICHS, Ernesto López. El desarrollo de la competencia lectora en la
Universidad de Pinar del Río. Biblioteca Universitaria, vol. 21, núm 1, enero-junio 2018, pp. 3-14.
Disponível em: <https://brapci.inf.br/index.php/res/download/56781 > Acesso em: 18/06/2020
CAMPELLO, Bernadete. Letramento informacional: função educativa do bibliotecário na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
BRAPCI. Histórico da Brapci. Disponível em: <https://www.brapci.inf.br/index.php/res/about> Acesso em : 20 de abr. 2020
CAMPOS, Ana Cláudia Borges; ZORZAL, Luzia; GERLIN, Meri Nadia Marques Gerlin. Na sociedade da informação uma metamorfose de conceitos: conhecimento e habilidades requeridas ao profissional da informação. In: Seminário Hispano Brasileño: Investigación em información, documentación y sociedade, 2017, Aracajú, SE. Anais... Aracajú, SE: EDUNIT, 2017.
CUEVAS-CERVERÓ, Aurora. Competencia lectora y alfabetización en información: un modelo para la biblioteca escolar en la sociedad del conocimiento. Revista Ibero-americana de Ciência da Informação (RICI), v.1 n.1, p.3-20, jan./jun. 2008. Disponível em:
<https://brapci.inf.br/index.php/res/download/86830> Acesso em: 18/06/2020.
CUEVAS-CERVERÓ, Aurora.; GARCÍA-QUISMONDO, Miguel Ángel Marzal. La competencia lectora Como Modelo De Alfabetización En Información. Anales de Documentacion, nº 10, 2007, p. 49-
Disponível em: <http://eprints.rclis.org/3838/1/1082-5252-1-PB.pdf > Acesso em: 19/06/2020.
DICIO. Dicionário online de português. Disponível em: < https://www.dicio.com.br/> Acesso em 06/05/2020.
E-LIS. About Us.Disponível em: <http://eprints.rclis.org/information.html> Acesso em: 20 abr. 2020.
DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Competência Informacional: análise evolucionária das tendências da pesquisa e produtividade científica em âmbito mundial. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. 2, p. 1-22, dez. 2010. Disponível em: < http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/viewFile/70 45/6994 >. Acesso em: 10 mar. 2017.
GASQUE, K. C. G. D. Manual do Letramento Informacional: saber buscar e usar a informação. Brasília: FCI / UnB, 2020.
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias; SILVESTRE, Flor De María. Competência leitora nas bibliotecas escolares. Em questão, v. 23, n. 3, set./dez. 2017 . Disponível em: < https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/68642/41367> Aceso em: 20 set. 2019.
GASQUE, K. C. G. D. Competência em Informação: conceitos, características e desafios. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, Curitiba, v. 2, n. 1, p. 5-9, jan./jun. Disponível em:
<https://revistas.ufpr.br/atoz/article/viewFile/41315/25246> 20 set. 2019.
IFLA. INTERNATION FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Guidelines on information literacy for lifelong learning. 2006.
GERLIN, Meri Nadia Maques. Entre a teoria e a prática: a constituição de uma rede de formação das competências em leitura e em informação. RICI: R.Ibero-amer. Ci. Inf., ISSN 1983-5213, Brasília, v. 13, n. 2, p. 720-735,maio/agosto 2020. Disponível em:
<https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/31682/26286> Acesso em: 06/07/2020.
GERLIN, Meri Nadia Marques; MATA, Marta Leandro da; NUNES, Denise Bacellar. Programa de formação em competência em informação: redes de cooperação entre os sujeitos que atuam em espaços de informação, educação e cultura. RICI: R.Ibero-amer., Brasília, v. 12, n. 2, p. 493-514, maio/agosto 2019. Disponível em: <http://www.brapci.inf.br/index.php/res/download/112047> Aceso em: 20 set. 2019.
GERLIN, Meri Nadia Marques; Produção da competência leitora em espaços tempos de informação,educação e cultura. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO, 8; SEMINARIO HISPANO BRASILEÑO, 6, 2017, Aracaju-Sergipe. Anais… Aracaju-SE: 2017.
GOUVEIA JR, Amauri. O conceito de modelo e sua utilização nas ciências do comportamento: notas introdutórias. Rev. Estudos de Psicologia, PUC-Campinas, v. 16, n. 1, p. 13-16, janeiro/abril 1999.
INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Oasis BR, 2020.
Sobre o oasisbr. Disponível em: < http://oasisbr.ibict.br/vufind/>. Acesso em: 20, abr. 2020.
PAIXÃO, Pablo Boaventura Sales; LINHARES, Ronaldo Nunes; CUEVAS CERVERÓ, Aurora. Modelo teórico-aplicativo de alfabetização informacional em cursos a distância. Ciência da Informação, [S.l.], v.
, n. 1, may 2019. ISSN 1518-8353. Disponível em:
<http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4460/4106>. Acesso em: 15 ab. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.