Do desenvolvimento de coleções à formação de acervo afrocentrado
uma análise do Sistema de Bibliotecas Universitárias da Universidade Federal do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-6658.2022.39923Palabras clave:
Acervo afrocentrado, Desenvolvimento de coleções, Biblioteca universitáriaResumen
Desenvolvimento de coleções são ações necessárias no contexto das Bibliotecas Universitárias (BU), é preciso atenção para o avanço do conhecimento e a pertinência e atualidade das obras. Diante disso, é preciso compreender alguns temas que são emergentes nas pesquisas atuais e sua presença nos catálogos das BUs. Tem-se como objetivo central apresentar indicadores quantitativos sobre acervo afrocentrado presente na Universidade Federal do Ceará (UFC), bem como as possíveis problemáticas envolvendo esse tema. Realiza um levantamento bibliográfico e exploratório das obras afrocentradas disponíveis no acervo do sistema de bibliotecas universitárias da UFC, a partir de buscadores como “negro”, “negritude”, “identidade racial”, dentre outros que centralizam os aspectos raciais. Foram recuperados um total de 543 documentos, onde a maioria foi relativo ao buscador negro. Os documentos afrocentrados foram aumentando exponencialmente com o passar do tempo, sendo a Biblioteca de Ciências Humanas a principal unidade com esse tipo de acervo, embora, o número ainda seja pequeno e pouco diverso considerando a demanda e as pesquisas desenvolvidas. Por fim, destaca a necessidade e urgência da criação de uma coleção afrocentrada no âmbito da UFC. O acervo já existente nas unidades de informação auxilia, de certa maneira, na preservação e difusão da história e da memória dos povos de origem africana. Entende-se, portanto, que este trabalho se configura como uma primeira etapa que expõe a fragilidade e a carência relacionada à formação de acervos e coleções afrocentradas na UFC e a possibilidade de novos estudos que mostrem o avanço da construção de um acervo afrocentrado.
Descargas
Citas
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
ASANTE, Molefi Kete. Afrocentricidade: A teoria de mudança social. Philadelphia: Editora Afrocentricity, 2003.
ASANTE, Molefi Kete. Afrocentricidade: notas sobre uma posição disciplinar. In: NASCIMENTO, Elisa L. (Org.). Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. São Paulo: Selo Negro, 2009. p. 93-110.
CARNEIRO, Aparecida Sueli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. 2005. tese (doutorado em Educação), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
FIDELES, Lindiwe S. Relações étnico-raciais no desenvolvimento de acervo das bibliotecas escolares. In: SILVA, Franciéle Carneiro Garcês. (org.). Bibliotecári@s negr@s: Pesquisas e experiências de aplicação da Lei 10.639/2003 na formação bibliotecária e nas bibliotecas. Florianópolis: Editora Rocha, 2020. (Selo Nyota)
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
LE COADIC, Yves-François. A ciência da informação. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.
LIMA, Graziela dos Santos; SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da; COSTA, Amabile; SILVA, Andreia Sousa da; SOUZA, Gisele Karine Santos de. Africanizando os acervos: política de gestão de acervos para bibliotecas especializadas na temática afro-brasileira e africana. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 88-103, 2018.
MIRANDA, Ana Cláudia Carvalho de; CARVALHO, Mônica Marques. Desenvolvimento de coleções de fontes de informação eletrônicas em bibliotecas universitárias. Biblionline, João Pessoa, v. 10, n. 1, p. 15-28, 2014.
OLIVEIRA, Simone Lucas Gonçalves de; Pereira; Artur Oriel; Cavalcante, Nélia Aparecida da Silva; Queiroz, Wilson; Santiago, Flávio; Barbosa, Beatriz Regina; Gomes, Paulo Fabrício Roquete; Soligo, Ângela Fátima. História e cultura afro-brasileira: protagonismo da biblioteca prof. Joel Martins na construção de uma educação antirracista. In: SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da. Bibliotecári@s negr@s: pesquisas e experiências de aplicação da Lei 10.639/2003 na formação bibliotecária e nas bibliotecas. Florianópolis, SC: Rocha Gráfica e Editora, 2020. p. 241-272. (Selo Nyota)
RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
SANTOS, Boaventura de Sousa. La Globalizacion del derecho: los nuevos caminos de la regulacion y la emancipación. Colombia: ILSA, 1988.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela Mão de Alice. São Paulo: Cortez Editora, 1995.
VERGUEIRO, Waldomiro. Desenvolvimento de coleções. São Paulo: Polis: 1989.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.