Letramento informacional e a prática da pesquisa

estudo aplicado junto aos estudantes do curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-6658.2024.53489

Palabras clave:

Alfabetización Informacional, Comportamiento Informacional, Educación Superior, Biblioteconomía

Resumen

El artículo verifica las posibles dificultades que presentan los estudiantes de graduación del curso de Bibliotecología y Documentación de la Universidad Federal de Sergipe en relación a la práctica de la investigación en las actividades académicas, considerando la importancia de la Alfabetización Informacional en este contexto. El objetivo de este trabajo es analizar la Competencia Informacional de los estudiantes del curso de Bibliotecología y Documentación de la Universidad Federal de Sergipe. Además, se pretende demostrar la relación entre Alfabetización y Competencia en el ámbito informacional, contextualizándolas en el ámbito de la Educación Superior; y, identificar las causas y dificultades en la práctica investigativa de los estudiantes de pregrado estudiados. De acuerdo con los objetivos, la investigación es descriptiva. Se utilizó como procedimiento metodológico el estudio de caso, adoptando un enfoque cuantitativo-cualitativo a través del cuestionario como instrumento de recolección de datos con 08 preguntas (cerradas y abiertas), aplicadas a una muestra de estudiantes de 2º a 8º año del referido curso. Se constató que los estudiantes de Bibliotecología y Documentación de la Universidad Federal de Sergipe enfrentan desafíos en la lectura y la investigación, evidenciados por la dificultad para comprender textos académicos y seleccionar fuentes confiables, lo que sugiere la importancia del apoyo en el desarrollo de estas competencias.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aline Kelly Tavares Braga, Universidade Federal de Sergipe

Formação em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Pio Décimo (2010), especialização em Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional (2017) e graduanda em Biblioteconomia e Documentação (2022 - atual)Linhas de pesquisa em interesse: Letramento Informacional. Competência Informacional. Gestão de Informação e Conhecimento. Gestão Documental. Documentação. 

Pablo Boaventura Sales da Paixão, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Complutense de Madri (2016), com título revalidado pela Universidade de Brasília (UnB); Mestre em Educação (2011); Especialista em Comunicação e Mídia Digital (2006); Bacharel em comunicação social (2004) pela Universidade Tiradentes - UNIT e Bacharel em Biblioteconomia pelo Centro Universitário Claretiano (2023). Professor efetivo no Departamento de Ciência da Informação (DCI) e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Integrante dos Grupos de Estudos em Comunicação, Educação e Sociedade - GECES (UNIT/CNPq); Competência em Informação (UnB/CNPq) e do Núcleo de Estudos em Mediação, Apropriação e Gestão da Informação e do Conhecimento (NEMAGI/UFS). Tem experiência nas áreas de competência informacional e Inclusão Digital; tecnologias aplicadas à educação; Marketing Digital para unidades de informação. 

Martha Suzana Cabral Nunes, Universidade Federal de Sergipe

Professora adjunta do Departamento de Ciência da Informação e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe. Possui graduação em Administração com ênfase em Análise de Sistemas pela Universidade Tiradentes (1993), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2008) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (2015), com período de doutorado sanduíche realizado na Université Paul Sabatier, Toulouse 3, França (2014).

Citas

ALMEIDA, Maria Leoneide Rodrigues de. Letramento no Ensino Superior: perfil dos alunos no primeiro ano de curso de duas IES privadas do DF a partir de suas próprias percepções. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2007. Disponível em: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/bitstream/123456789/878/1/textos%20completo.pdf. Acesso em: 23 mar. 2023.

APPOLINÁRIO, Fábio. Dicionário de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2007.

ARAÚJO, Vastira da Silva. A pesquisa escolar em tempo de internet. 2012. Monografia (Especialização em Mídias a Educação) – Universidade Federal do Amapá/UNIFAP, Macapá, 2012. Disponível em: https://www2.unifap.br/midias/files/2016/04/A-pesquisa-escolar-em-tempo-de-internet-VASTIRA-DA-SILVA-ARA%C3%9AJO.pdf. Acesso em:18 abr. 2023.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. 2024. Ministério da Educação, CONSED/UNDIME, 600 fls. Brasília. Disponível em: https://www.baixelivros.com.br/didatico/bncc. Acesso em: 19 abr. 2023

CARVALHO, Ana Amélia Amorim; SIMÕES, Alcino; SILVA, João Paulo. Indicadores de qualidade e de confiança de um site. Avaliar as aprendizagens. Jornadas ADMEE, 2005. Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd), Col. v. de Atas. Braga: CIEd, 2005. Disponível em: https://hdl.handle.net/1822/7774. Acesso em: 22 abr. 2023.

DEUS, Fernando Celio de; CARDOSO, Ana Maria Pereira. As Competências Informacional e Midiática no Ensino Superior. Revista Cientifica de Exatas e Tecnologia, v. 13, n. 13, p. 2-8, 2018. Disponível em: https://exatastecnologias.pgsskroton.com.br/article/view/6219/4480. Acesso em: 27 mar. 2023.

DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Competência informacional e midiática no Ensino Superior: desafios e propostas para o Brasil. Prisma.com (Portugal), n. 13, p. 220-237, 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/74442. Acesso em: 27 mar. 2023.

DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information Literacy: princípios, filosofia e prática. Revista Ciência da Informação, [s. l.], v. 32, n. 1. 2003. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1016. Acesso em: 23 mar. 2023.

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Arcabouço conceitual do letramento informacional. Revista Ciência da Informação, v. 39, n. 3, p. 83-92, set. 2010. Disponível em: Https: //www.scielo.br/j/ci/a/9L8b38v48WBQSQVRX63BMsw/w/#. Acesso em 02 mar. 2023.

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Letramento Informacional: pesquisa, reflexão e

aprendizagem. Brasília: Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, 2012.

Disponível em: http://leunb.bce.unb.br/bitstream/handle/123456789/22/Letramento_Informacional.pdf?sequence=3. Acesso em 16 mar. 2023.

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. O processo de atenção e o letramento informacional. Revista Em Questão. Porto Alegre, v. 25, n. 3, p. 61–80, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/87998. Acesso em: 16 mar. 2023.

GASQUE, K. C. G. D.; FIALHO, J. F. Letramento Informacional e Currículo. Revista Ponto de Acesso, [s. l.], v. 11, n.2, p. 70-89, 2017. Disponível em: https: //periodicos.ufba.br/index.phphp/revistaici/article/view/12265. Acesso em: 26 set. 2024.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da Metodologia Cientifica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MATOS, José Claudio Morelli; FERREIRA, Katherin. A filosofia de Dewey e o letramento informacional: pensamento reflexivo e crescimento na conquista do aprender a aprender. Revista Ciência da Informação, Brasília, v. 45, n. 1, p. 25-40, jan./abr. 2016. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/19102. Acesso em: 15 mar. 2023

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

ROCHA, Tereza de Souza; SANTOS, Nelson dos. Dificuldade de interpretação de texto em sala de aula. Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia, Medianeira, v. 8, n. 17, p. E - 4825, 2017. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/download/e-4825/pdf. Acesso em: 19 abr. 2023.

REIS, Giordani Avila; DUARTE, Adriana Bogliolo Duarte. Leitura e letramento informacional na universidade: um hiato, um construto fragmentado ou um dilema? Revista Informação & Informação, Londrina, v. 22, n. 3, p. 136-157, set./out. 2017. Disponível em:

http:// www.brapci.inf.br/index.php/res/v/33701. Acesso em: 15 mar. 2023.

SOUSA, Otília Costa, COSTA-PEREIRA, Teresa Alexandra. Práticas de alfabetização no ensino superior: as percepções dos alunos sobre escrita nas disciplinas. Acta Scientiarum, Língua e Cultura, Maringá, v. 40, n. 2, 2018. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=307459671016. Acesso em: 23 set. 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE – UFS. História: conheça a UFS. 2023. Disponível em: https://www.ufs.br/pagina/432. Acesso em: 17 abr. 2023.

TOURINHO, C. Refletindo sobre a dificuldade de leitura em alunos do Ensino Superior: Deficiência" ou simples falta de hábito? Revista Lugares de Educação, [s. l.], v. 1, n. 2, p. 325-346. 2012. Disponível em: https: //periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/10966. Acesso em 27 mar. 2023.

Publicado

2024-10-04

Cómo citar

BRAGA, A. K. T.; PAIXÃO, P. B. S. da; NUNES, M. S. C. Letramento informacional e a prática da pesquisa: estudo aplicado junto aos estudantes do curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658, Belo Horizonte, v. 14, p. e053489, 2024. DOI: 10.35699/2237-6658.2024.53489. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/53489. Acesso em: 18 nov. 2024.