Gestão de documentos arquivísticos

diagnóstico situacional em Escolas Estaduais de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-6658.2021.37089

Palavras-chave:

Gestão Documental, Metodologia de Gestão Documental, Documentos Arquivísticos, Recuperação da Informação, Dossiê Funcional

Resumo

Decorrente do avanço tecnológico que a sociedade vivencia, os processos e procedimentos utilizados nas instituições tendem a sofrer mudanças. Essas são necessárias e visam atender às novas demandas institucionais, sedentas por novas ferramentas e metodologias para aperfeiçoar os processos. Nesse contexto, incluem-se as instituições de ensino, especificamente, as Escolas Estaduais do Estado de Minas Gerais (EEMG) e os processos de Gerenciamento Arquivístico de Documentos. Essas instituições têm apresentado dificuldades ao gerenciar seus acervos documentais, nomeadamente, os acervos arquivísticos produzidos pelo Departamento de Pessoal (DP). Assim, faz-se necessário uma gestão padronizada, por meio de procedimentos de organização do dossiê funcional, visando garantir acesso e recuperação de maneira segura. Este estudo tem como objetivo, apresentar extrato do diagnóstico situacional realizado no DP das EEMG para verificar a situação da gestão dos documentos. Acredita-se que por meio do diagnóstico, tais instituições poderão implementar melhorias no processo de organização e recuperação dos documentos.

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Referências

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Publicado

2021-12-04

Como Citar

ARAÚJO, J. J. de; AGANETTE, E. C. . Gestão de documentos arquivísticos: diagnóstico situacional em Escolas Estaduais de Minas Gerais . Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, n. Especial, 2021. DOI: 10.35699/2237-6658.2021.37089. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/37089. Acesso em: 28 mar. 2024.