Atuação Interdisciplinar em clínica-escola: Uma experiência de intersecção entre a Psicologia e a Nutrição
Resumo
Este relato de experiência apresenta a prática de estágio profissionalizante de Psicologia com atuação junto aos atendimentos de Nutrição em um serviço-escola de Curitiba, PR. Foram atendidos 13 pacientes que buscaram orientação nutricional com o objetivo de identificar aspectos psicológicos que interferem na adesão ao tratamento e na manutenção de um estilo de vida saudável. A ansiedade e a dificuldade de socialização foram os fatores psicológicos mais presentes nesses indivíduos e 10 dos pacientes atendidos foram encaminhados para psicoterapia. Concluiu-se que a Psicologia pode contribuir para a melhor compreensão do paciente que busca orientação nutricional, tanto do ponto de vista do paciente, que se torna mais consciente de variáveis psicológicas que interferem em seu comportamento, quanto do nutricionista, que passa a conhecer melhor o funcionamento psicológico do seu paciente e pode usar essa informação para tornar suas orientações mais eficazes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Os autores que escolherem publicar na Mosaico devem estar cientes de que mantem os direitos autorais pelos artigos, mas os direitos de primeira publicação são concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos da Mosaico são publicados sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Portanto, é permitido o uso e compartilhamento gratuito sob atribuição da autoria e publicação inicial nesta revista.