Atuação Interdisciplinar em clínica-escola: Uma experiência de intersecção entre a Psicologia e a Nutrição

Autores/as

Resumen

Este relato de experiência apresenta a prática de estágio profissionalizante de Psicologia com atuação junto aos atendimentos de Nutrição em um serviço-escola de Curitiba, PR. Foram atendidos 13 pacientes que buscaram orientação nutricional com o objetivo de identificar aspectos psicológicos que interferem na adesão ao tratamento e na manutenção de um estilo de vida saudável. A ansiedade e a dificuldade de socialização foram os fatores psicológicos mais presentes nesses indivíduos e 10 dos pacientes atendidos foram encaminhados para psicoterapia. Concluiu-se que a Psicologia pode contribuir para a melhor compreensão do paciente que busca orientação nutricional, tanto do ponto de vista do paciente, que se torna mais consciente de variáveis psicológicas que interferem em seu comportamento, quanto do nutricionista, que passa a conhecer melhor o funcionamento psicológico do seu paciente e pode usar essa informação para tornar suas orientações mais eficazes.

Biografía del autor/a

  • Gabriel Barth da Silva, Universidade do Porto

    Mestrando em Sociologia pela Universidade do Porto (2020-) e Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2019). Atua principalmente em temas envolvendo Música Popular e Estudos Culturais.

  • Caroline Anne Ribeiro, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

    Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

  • Graziela Sapienza, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

    Psicóloga e Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Especializações em Terapia Comportamental e Cognitiva (USP) e em Adolescência (Unifesp). Professora de graduação (PUC-PR). Coordenadora da Especialização em Terapia Comportamental e Cognitiva em Saúde (PUCPR).

  • Ivone Mayumi Ikeda Morimoto, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

    Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Paraná (1986) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) com ênfase em Qualidade e Produtividade. Atualmente é professora Adjunta do curso de graduação em Nutrição da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, membro do Núcleo de Excelência Pedagógica da Escola de Ciências da Vida - PUCPR. 

Publicado

2021-06-08

Número

Sección

Relato de Experiência Profissional

Cómo citar

Atuação Interdisciplinar em clínica-escola: Uma experiência de intersecção entre a Psicologia e a Nutrição. (2021). Mosaico: Estudos Em Psicologia, 8(1), 55-64. https://periodicos.ufmg.br/index.php/mosaico/article/view/26451