Medidas de atitudes no estudo das redes sociais: uma revisão sistemática de literatura

Autores

Resumo

Com a popularização das redes sociais, se faz necessário compreender que variáveis psicossociais impactam o uso desses ambientes virtuais. Desse modo, o presente estudo objetivou realizar uma revisão sistemática da literatura acerca de medidas de atitudes frente a redes sociais. Com base nas diretrizes PRISMA, foram considerados estudos em português, espanhol e inglês, publicados nos últimos seis anos nas bases de dados Scopus, Scielo e Pepsic. Os 17 estudos que compuseram a amostra final, foram subdivididos em quatro categorias, conforme o construto específico mensurado pelos instrumentos relatados: atitudes gerais frente a redes sociais, atitudes frente à propaganda em redes sociais, e atitudes frente ao uso educacional e no trabalho de redes sociais. Dentre as descobertas do estudo destaca-se: a variabilidade de medidas disponíveis na literatura internacional, contraposta à escassez de estudos no contexto brasileiro; e a necessidade de uma investigação mais detalhada acerca da validade e fidedignidade desses instrumentos. 

Palavras-chave: Medidas de atitude; redes sociais; revisão de literatura.

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Publicado

2023-12-07

Como Citar

Santos , I. L. S., Lima, D. C., & Pimentel, C. E. (2023). Medidas de atitudes no estudo das redes sociais: uma revisão sistemática de literatura. Mosaico: Estudos Em Psicologia, 11(2), 78–98. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/mosaico/article/view/44169

Edição

Seção

Revisão Crítica de Literatura